Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 18 de Janeiro de 2025

Menu

Dia Nacional de Combate ao Câncer

Especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce

Geral | 27 de Novembro de 2024 as 15h 01min
Fonte: Assessoria

Foto: Divulgação

O Dia Nacional de Combate ao Câncer é comemorado nesta quarta-feira, 27 de novembro. A data reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce na luta contra a doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que o país registre 704 mil novos casos de câncer anualmente entre 2024 e 2025.

O câncer de pele não melanoma, o mais incidente no Brasil, representa 31,3% dos casos, seguido pelos de mama (10,5%), próstata (10,2%) e cólon e reto (6,5%). O diagnóstico precoce é fundamental e faz toda a diferença para um tratamento eficiente, alertam os especialistas no assunto: Carlos Aburad, médico patologista e Arlindo Aburad, dentista e doutor em Patologia Bucal pela USP. Segundo eles, a detecção rápida aumenta significativamente as chances de cura.

Carlos Aburad chama a atenção para o câncer de pele, principalmente em uma região como Mato Grosso que tem o clima quente e o protetor solar é necessário, “mas nem sempre usado”, segundo ele. “É fundamental que as pessoas fiquem atentas a lesões suspeitas na pele. Um simples sinal de alerta, como uma pinta que mudou de formato ou cor, pode ser indicativo de melanoma, um câncer de pele agressivo. A biópsia, procedimento simples e rápido, é crucial para um diagnóstico precoce e pode salvar vidas. Ignorar ou tratar essas lesões superficialmente pode levar a um diagnóstico tardio e a um tratamento mais complexo”, explica. 

Ele também alerta para o câncer de próstata, que afeta milhares de homens a cada ano. De acordo com ele, uma boa parcela dos pacientes ainda se recusa a fazer o exame por velhos tabus sobre o exame de toque. “Porém, muitos homens já entende e aceita a importância deste procedimento preventivo. O diagnóstico precoce desse câncer pode resultar em um tratamento menos invasivo e com melhores prognósticos”, avalia.

Arlindo Aburad ressalta os riscos do câncer de boca, especialmente em jovens fumantes. “Há uma falsa sensação de segurança em relação ao cigarro eletrônico, que tem se popularizado entre os jovens. Ao contrário do que muitos acreditam, o vape não é uma alternativa segura, e seus componentes podem ser extremamente prejudiciais à saúde bucal. O câncer de boca é um exemplo claro de como o tabagismo, seja tradicional ou eletrônico, pode afetar diretamente a saúde”, afirma. “O cigarro eletrônico não é uma opção sem riscos. As lesões bucais que muitas vezes surgem em estágios iniciais não são notadas, mas podem evoluir rapidamente para estágios mais avançados, comprometendo gravemente a saúde”, de acordo com ele.

De acordo com Arlindo Aburad, tumores de maxila e de mandíbula podem parecer lesões inflamatórias simples, mas não são em muitos casos. Segundo ele, é necessário que o dentista fique sempre atento para fazer exames preventivos ou até mesmo biópsia no paciente.  O dentista patologista explica que há casos que precisam de tratamento mais invasivo e outros são tratados de forma mais simples.  

Arlindo Aburad diz que os exames preventivos de boca são essenciais para pacientes quando percebem quaisquer alterações internas ou nos lábios. “Muitas pessoas ainda têm receio de fazer exames preventivos de boca por medo do diagnóstico. Mas o temor afasta o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para maiores chances de cura”, afirma.

Ambos os especialistas destacam que, além da prevenção, o exame de rotina é uma ferramenta eficiente no diagnóstico precoce. “Com a parceria de uma equipe multidisciplinar de profissionais e a conscientização da população, é possível reduzir as taxas de mortalidade e melhorar as chances de cura de muitos tipos de câncer. O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas”, finaliza Arlindo Aburad.

Exames preventivos de câncer no Multiação

A última edição do Multiação em 2024 será no próximo sábado, 30 de novembro (sábado), no Residencial Altos do São Gonçalo, em Cuiabá. Haverá uma ampla oferta de serviços gratuitos para a comunidade. Entre os serviços gratuitos, estão os exames preventivos de câncer: papa nicolau e PCR para HPV. Os exames preventivos serão realizados pelo Laboratório CPC Aburad Diagnóstico.

Reconhecido como referência em cuidado e cidadania, o evento terá como destaque os atendimentos na área da saúde, com a distribuição de mais de 1.000 senhas para consultas e exames médicos. As senhas serão distribuídas a partir das 7h. O evento ocorrerá das 8h às 16h. 

O Multiação é realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e pela Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), com o apoio de mais de 40 parceiros.