Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 23 de Fevereiro de 2024

Menu

Garantia de direitos

Escritório Social: egressos têm acesso a serviços que facilitam ressocialização

Mais de 30 casos já foram acompanhados desde abril

Geral | 16 de Outubro de 2023 as 14h 07min
Fonte: Mylene Dias- Assecom

Foto: Divulgação

Com seis meses de funcionamento, o Escritório Social de Sinop segue atendendo processos de retomada ao convívio social em liberdade civil, de pessoas egressas e seus familiares. A ferramenta de inclusão, prevista no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), oferta apoio psicossocial, acesso a vagas de emprego, além de encaminhamentos a saúde, educação, regularização de documentos e outros serviços. 

O atendimento na unidade, localizada na rua das Avencas, 1451 - Setor Comercial, é feito pela equipe da Secretaria de Assistência Social Trabalho e Habitação do município, profissionais preparados para oferecer auxílio aos usuários. Mais de 30 casos já foram acompanhados desde abril, mês da inauguração, contemplando tanto os egressos quanto suas famílias. “O trabalho do Escritório Social está acontecendo especialmente em atendimento à demanda espontânea e por meio dos encaminhamentos recebidos da rede, Penitenciária Ferrugem, Conselho da Comunidade de Execução Penal (CONCEP), Fórum e Centro de Referência Especializada de Assistência Social”, detalhou a coordenadora da unidade, Quetti Nunes. 

As famílias são acompanhadas em visitas domiciliares periódicas e remotamente de forma virtual, o telefone para contato para esclarecimento de dúvidas e busca por apoio é (66) 99650-4163. Neste período, dos casos atendidos, mais de 10 egressos foram conduzidos ao Sine, para cadastro as vagas de emprego, 7 resultaram em encaminhamento para acolhimento na Casa de Passagem e outros 7 receberam acesso ao benefício eventual de passagem para retorno a sua cidade de origem. Também são feitos encaminhamentos aos serviços do Cadastro Único, Habitação, CRAS e outros. 

A adesão do Escritório Social em Sinop visa contribuir decisivamente para o sucesso da execução penal e diminuir de forma efetiva os índices de reincidência criminal no município, facilitando todo processo burocrático. “No atendimento buscamos levantar as demandas de cada indivíduo, com atenção a vulnerabilidade e riscos sociais. Ofertamos a oportunidade de acesso aos serviços públicos. Com este trabalho podemos assegurar a finalidade prevista em lei de reinserção social de pessoas egressas”, acrescentou a coordenadora.