Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 19 de Outubro de 2021

Geral

Escola Militar é batizada em homenagem ao Sargento França

Primeira escola militar do município está oficialmente criada

Sinop | 15 de Julho de 2021 as 17h 16min
Fonte: Jamerson Miléski

O governo de Mato Grosso criou oficialmente a primeira Escola Estadual Militar do município de Sinop. O ato deu-se pelo decreto 1.017/2021, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (15).

A publicação confirma o compromisso estabelecido me maio desse ano pelo Governador Mauro Mendes. O fato novo que o documento traz é o nome da escola. A unidade escola foi batizada com o nome do 2º sargento da Polícia Militar de Sinop, Claudemir França Maciel.

Sargento França, como era conhecido, morreu em junho de 2017, com um quadro de tumor cerebral, aos 42 anos de idade.

Nascido na cidade de Angélica, no Mato Grosso do Sul, França ingressou na Polícia Militar em 2002, com 27 anos de idade, já designado para a cidade de Sinop. Foi o primeiro aluno da turma no curso de formação. Dois anos depois foi promovido a Cabo e, em 2010, por ato de bravura, foi elevado ao posto de 3º sargento. Em 2014 foi promovido a 2º sargento.

Em Sinop, França teve uma trajetória marcada pelo serviços em prol da comunidade. Sua atuação rendeu varias homenagens e prêmios pelos relevantes serviços prestados frente à corporação. Por 4 vezes foi o policial desta no 3º Comando Regional de Sinop.

Em 2010 recebeu uma medalha de Honra ao Mérito. Da Câmara municipal recebeu duas moções de aplauso e uma comenda Colonizador Ênio Pipino. Também foi aplaudido pela Assembleia Legislativa do Estado em 2016.

O corpo do sargento foi enterrado no município de Juina onde reside a mãe. Ele deixou uma esposa e um filho de 16 anos, do primeiro casamento. Sua atuação exemplar é lembrada até hoje. Após sua morte, a Pista de Caminhada localizada na Avenida das Itaúbas, em Sinop, foi batizada com seu nome.

 

A escola

A Escola Militar de Sinop Sargento França oferecerá Educação Básica, com capacidade inicial para 800 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A unidade vai funcionar no prédio da Faculdade de Tecnologia (Fastech).

A gestão da escola será da Polícia Militar, mas todo o corpo docente é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O município vai custear o aluguel do prédio.

O Major PM Manoel Benedito Fernandes Dantas será diretor da escola.

A Escola Militar Tiradentes de Sinop será a 13ª de Mato Grosso. Atualmente são 12 escolas militares, em 12 cidades. Quatro foram aprovadas entre 2020 e 2021 e as outras sete foram criadas entre os anos de 2017 e 2019. Antes, existia somente a tradicional E.E. da Polícia Militar Tiradentes, criada em 1986, em Cuiabá.