Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 03 de Março de 2024

Menu

Obras

Entorno do Parque Florestal começa a ser transformado com avanço do fechamento de valas

O acesso deve ser normalizado em breve

Geral | 01 de Agosto de 2023 as 12h 30min
Fonte: Luan Cordeiro - Assecom

Foto: Divulgação

A drenagem e fechamento das valas no entorno do Parque Natural Florestal Municipal, um dos principais cartões-postais de Sinop, estão avançando em ritmo acelerado e cerca de 50% das obras já foram concluídas. Diante das obras, a Prefeitura de Sinop pede a compreensão da população, uma vez que está restrito o acesso ao Parque e ao estacionamento, com objetivo de garantir a segurança de visitantes, trabalhadores e andamento dos serviços. O acesso deve ser normalizado em breve. 

Este é mais um investimento da Prefeitura, que está transformando Sinop e tem como objetivo proporcionar mais qualidade de vida, dignidade, saúde e segurança aos sinopenses, além de preparar o Parque para novas melhorias no futuro. “Logo queremos executar novas obras nessa região, tudo para melhorar ainda mais a vida da nossa população. O objetivo é esse, transformar Sinop, que já é um canteiro de obras. É o que os moradores merecem e estamos trabalhando para entregar melhorias em todas as áreas”, disse o prefeito Roberto Dorner.

Os trabalhos compreendem os dois cantos na rua das Avencas (esquina com Avenida dos Jequitibás e na esquina com avenida dos Pinheiros) e, também, na rua das Orquídeas em dois pontos: na área de entrada do Parque e na esquina com a Avenida dos Jequitibás. Esses trabalhos estão sendo desempenhados pelas equipes da Secretaria de Obras.

O Parque Florestal, recentemente, já passou por uma revitalização na área interna e foi reaberto à população em junho. Para essas ações, o investimento foi de R$ 3,2 milhões, de compensação ambiental da Sinop Energia. Entre as novidades estão a sede administrativa, com auditório com capacidade para 100 pessoas, ambulatório para tratamento de animais, biblioteca, sala de pesquisas, sala para estagiários e, também, recepção.

Além disso, o Parque passou a contar com duas quadras de areia, banheiros, um barracão para guarda de maquinários e equipamentos, alambrado no campo de futebol e calçamento interno, inclusive no entorno do lago, fato que proporcionou acessibilidade.

 

O PARQUE

Com uma área total de pouco mais de 103 hectares e com localização na área urbana da cidade, o Parque Florestal é a maior reserva natural aberta à visitação em Sinop. Em seu ambiente destinado à visitação, conta com inúmeros exemplares de macacos, araras e demais pássaros, tracajás, peixes, jacarés, tartarugas entre outros animais considerados silvestres.

Sendo uma área integrada pelas Reservas R-10, R-11 e R-12, em 2014 a unidade de conservação foi classificada, pela lei municipal 2.067, como Parque Natural Municipal. O objetivo foi preservar os ecossistemas naturais existentes nas reservas, tornando um campo vasto para pesquisas científicas e de desenvolvimento de atividades de educação ambiental, bem como de turismo ecológico. 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O Parque Florestal de Sinop fica aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 8h às 17h e a entrada é gratuita. Nas segundas, o local é fechado para manutenção.