Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 01 de Julho de 2022

Menu

Geral

Entidade quer fazer de Sinop a cidade mais arborizada do Estado

Workshop começa a plantar a semente de um grande projeto para encher as ruas com árvores

Crescendo na sombra | 03 de Maio de 2022 as 10h 37min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Assessoria

Até 2030 Sinop deve ser a cidade mais arborizada de Mato Grosso. Essa é a meta da Floresta Urbana, uma entidade sem fins lucrativos, germinada por entusiastas e formalizada no ano de 2019. Essa associação, integrante da Unesin, tem como único propósito estimular o plantio e conservação da arborização urbana.

Para tal, a Floresta Urbana estimula esta semana o primeiro workshop de arborização. O evento marcado para sexta-feira (6), das 7h15 às 18hs, será no auditório da União das Entidades de Sinop e online pelo Google Meet. O encontro contará com as palestras presenciais de Maurício Sampaio Coordenador do Plano Gestor de Arborização Urbana de Maringá (PR), cidade modelo em Arborização no Brasil, além da Secretaria de Meio ambiente de Sinop Ivete Malmann e o idealizador da associação Floresta Urbana, Milton Malheiros.

O evento é organizado pela Comissão da Unesin de ampliação da Cobertura Verde de Sinop e pela prefeitura. O workshop deve fechar com a elaboração de uma carta de intenções para nortear a Arborização de Sinop – onde deve ter a tal meta para o final da década. A participação no evento é gratuita mas as vagas presenciais são limitadas. “Estamos no coração do Brasil, quase dentro da Amazônia e mesmo assim nossa cidade ainda não é exemplo de arborização, temos muitos problemas que precisam ser solucionados para mudar essa realidade, essa é a missão de nossa comissão e acredito que este Workshop nos ajudará muito na elaboração do Plano de Arborização de Sinop, que inclusive já vem sendo estudado pela Secretaria de Meio Ambiente”, explicou Amadeu Rampazzo presidente da Comissão da UNESIN de ampliação da Cobertura Verde de Sinop.

A iniciativa da Floresta Urbana tem como objetivo melhorar a qualidade de vida. Com a arborização é possível reduzir a temperatura do ambiente em até 9º C, aumentar em até 30% a umidade do ar, além de reduzir os efeitos da poluição do ar e do estresse urbano.

A associação conta com 30 voluntários e 15 membros em sua diretoria.