Geral
Energisa vai fiscalizar emaranhado de fios deixados por operadoras de internet
Concessionária vai notificar empresas que deixam cabos soltos
520 mil postes | 28 de Outubro de 2021 as 16h 24min
Fonte: Redação com assessoria

Mais de 520 mil postes da rede elétrica passarão por uma inspeção da Energisa – concessionária de energia elétrica no Mato Grosso. A procura será por emaranhados de fios deixados pelas operadoras de internet, que utilizam os postes para passar seus cabos. O plano é cobrir esses meio milhão de postes até julho de 2022.
O trabalho será em duas etapas. Na primeira a equipe identifica e classifica todos os cabos que estão nos postes. Após a checagem, as empresas de telecomunicações que deixaram cabos em alguma situação irregular são notificadas, com um prazo para fazer a correção.
No total, são 115 operadoras que possuem contratos com a Energisa para poder compartilhar o uso dos postes. Essa utilização precisa ser, obrigatoriamente, autorizada pela Energisa. Porém, a ANEEL e ANATEL são agências que regulam e estabelecem as responsabilidades de cada empresa. A concessionária cede/aluga o espaço para os cabos de telefonia e internet e as empresas de telecomunicação fazem a instalação e manutenção do cabeamento delas, evitando fios soltos, muito baixos ou até próximos demais da rede elétrica. “A Energisa está agindo para eliminar o excesso de cabos soltos e não identificados e para regularizar as instalações de fios. Esse projeto reduz a carga nos postes e melhora o visual, além de garantir mais segurança para população”, comenta Cesar Seixas Salomão, que é engenheiro de distribuição na Energisa Mato Grosso.
População pode ajudar
Além de fiscalizar e enviar as notificações, a companhia também tem trabalhado em oferecer orientações de segurança para as principais operadoras de telecomunicação de Mato Grosso. Nesses eventos, são destacados pontos que explicam a importância das regularizações dos cabos de telefonia e internet. A população também pode auxiliar nesse trabalho. Em casos que oferecem riscos, é possível acionar a Energisa, que enviará uma equipe ao local para analisar a situação, pelos canais de atendimento: 0800 6464 196 ou enviar imagens para a GISA no WhatsApp (65) 99999-7974.
Notícias dos Poderes
CDL realiza neste mês o liquida Sinop com descontos que podem chegar a 70%
01 de Julho de 2022 as 17h32Politec lança novo layout do RG digital com verificação de autenticidade
Serviço deve ser acessado pelo aplicativo MT Cidadão, que pode ser baixado gratuitamente em aparelhos celulares com sistemas Android ou IOS.
01 de Julho de 2022 as 09h25Asfalto do bairro Alto da Glória está na reta final; aproximadamente 90% das ruas já pavimentadas
30 de Junho de 2022 as 16h42ExpoSinop resgata tradição da festa com rodeio e maratona de shows
Evento com 6 dias de duração quer resgatar o modelo “bruto, rústico e sistemático”
30 de Junho de 2022 as 11h45Prefeito promete asfalto nas estradas rurais e um bom arranca safra
Gestão prepara as estradas vicinais para suportar o escoamento da produção agrícola
30 de Junho de 2022 as 10h15Servidores da Sefaz criam site que informa se CPF está vinculado a empresas
Consulta é gratuita e verifica a vinculação com mais de 50 milhões de empresas registadas no CNPJ
29 de Junho de 2022 as 15h27Governo estadual paga servidores nesta quinta-feira, incluindo 50% do 13° salário aos efetivos
Com o pagamento serão injetados quase R$ 1 bilhão na economia estadual
29 de Junho de 2022 as 11h22Juíza determina que arrendatários deixem área indígena até o início de julho
Indígenas fazem alerta para falta de alimentação e medicamentos
28 de Junho de 2022 as 17h48