Projeto Elo
Encontro reúne profissionais da magistratura em Sinop
Com palestras e grupos de estudos, evento busca aproximar o judiciário da sociedade
Geral | 19 de Maio de 2023 as 16h 32min
Fonte: Redação com assessoria

Começou nesta quinta-feira (18), e continua até amanhã, sábado, o Encontro Regional da Magistratura de Mato Grosso. O evento realizado no Centro de Eventos Dante de Oliveira, em Sinop, é uma das várias ações que integram o Projeto Elo, que tem por objetivo aproximar o Judiciário da sociedade. Além de desembargadores, juízes e servidores do Judiciário de todo o Estado, também integram o encontro membros e servidores do sistema de Justiça, estudantes e sociedade local. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia.
A primeira noite iniciou com a palestra virtual com o ministro do Superior Tribunal de Justiça Antônio Herman Benjamin, que abordou “A jurisprudência do STJ sobre o Desenvolvimento Econômico e a Preservação do Meio Ambiente”. Benjamin é vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam).
Ainda na quinta, o professor Tiago Fensterseifer palestrou sobre “O regime de proteção climática na Constituição Federal de 1988”. Ele é doutor e mestre em Direito Público, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Direitos Fundamentais da PUC/RS (CNPq) e defensor público no Estado de São Paulo. A noite fechou com a palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça Antonio Saldanha Palheiro com o tema “Ativismo Judicial”.
Hoje, sexta-feira a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), realiza o encontro do Grupo de Estudos da Magistratura de Mato Grosso (Gemam), no qual serão apresentados estudos de casos concretos realizados pelos próprios integrantes. A reunião é organizada pelas juízas Helícia Vitti Lourenço e Henrique Fernanda de Lima.
Já no sábado haverá reunião de magistrados, também realizada pela Esmagis-MT em parceria com a Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam). Esses dois últimos eventos são exclusivos para desembargadores e juízes.
Todas essas programações integram um projeto maior, realizado pela administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, chamado Programa Elo. A ação é realizada em parceria com a administração do Fórum de Sinop, representada pelo juiz Cleber Luis Zeferino de Paula.
Notícias dos Poderes
Prefeitura debate com associações e entidades religiosas atualização da lei de eventos em Sinop
07 de Julho de 2025 as 14h43Prefeitura em Ação: moradores do Daury Riva e região recebem diversos serviços durante mutirão
07 de Julho de 2025 as 11h22Veja quantos cassinos e bingos MT poderá ter se lei for aprovada
Projeto já passou pela Câmara e se for aprovado no Senado seguirá para sanção do presidente Lul
07 de Julho de 2025 as 12h06Piloto morto em queda de avião no SE era sobrevivente de acidente aéreo em MT
Alexandre Franco Farias, de 52 anos, morreu após a aeronave agrícola que ele pilotava cair, em Sergipe
07 de Julho de 2025 as 11h02Zuquim admite que afastamento de desembargadores afeta imagem do TJ, mas diz que são 'situações pontuais'
Apesar dos afastamentos, presidente do Tribunal de Justiça disse que acredita em um Judiciário forte e correto.
07 de Julho de 2025 as 10h43Ele viu o pai ser morto e 12 anos depois atuou no júri que condenou assassinos
Geraldo Xavier de Faria Júnior presenciou o crime em 2013, formou-se em direito e conseguiu Justiça
06 de Julho de 2025 as 13h38Em 2025, penduricalhos de juízes já superam custo de 5 programas sociais
Em 2025, 18,9 mil magistrados recebem mais em “penduricalhos” do que 5,37 milhões de famílias que ganham o Auxílio-Gás do governo
07 de Julho de 2025 as 07h35