Programa de Modernização
Encerra em 30 dias prazo para municípios conseguirem doações de maquinários
Geral | 30 de Abril de 2025 as 14h 00min
Fonte: Assessoria

As inscrições para o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola [Promaq] seguem abertas. A chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Flavinha Rodrigues, reforça que as prefeituras, consórcios, associações e cooperativas de produtores rurais tem até 30 de maio para enviar as propostas.
O Promaq é uma iniciativa do MAPA, que prevê a doação de maquinários e equipamentos agrícolas, como tratores, retroescavadeiras e motoniveladoras, para prefeituras, consórcios, associações e cooperativas de produtores rurais do país. O objetivo da iniciativa é modernizar o setor, proporcionando o aumento da produtividade, além de ampliar a eficiência no campo e a qualidade de vida dos agricultores.
Em suas visitas técnicas ao Mato Grosso, Flavinha tem orientado e reforçado às lideranças locais e entidades do setor agrícola sobre a importância da participação e os benefícios do programa. “O Promaq é uma chance de ouro para modernizar a produção, cuidar das estradas vicinais e dar mais dignidade para quem vive do campo. É uma oportunidade real para os nossos municípios, associações e cooperativas acessarem máquinas modernas que fazem a diferença no dia a dia do agro”, afirmou.
Flavinha destacou, além da relevância técnica do programa, o impacto positivo que a iniciativa trará e convida a população rural a se mobilizarem diante da oportunidade, afim de que o recurso chegue até quem mais precisa. “Esse é o momento de cada cidadão do campo procurar seu prefeito, sua associação, sua cooperativa e cobrar o cadastro no Promaq. A máquina pode chegar, mas o pedido precisa ser feito agora”, considerou.
As propostas devem ser enviadas exclusivamente pela Plataforma Transferegov.br: https://idp.transferegov.sistema.gov.br/idp/. Esse processo deve ser feito por representantes legais das instituições, com a documentação específica e justificativa da necessidade do equipamento, detalhando o impacto na produção, o número de beneficiários e a extensão da área atendida.
Ainda de acordo com a chefe da Assessoria Especial, o MAPA dará prioridade a regiões com menor índice de mecanização agrícola e maior impacto social. As doações podem ser parciais, para garantir a democratização do acesso. “Não tem custo algum. É uma doação do Governo Federal para fortalecer o agro brasileiro de forma direta, sem atravessadores. Precisamos garantir que nenhum município ou cooperativa fique de fora por falta de informação”, completou Flavinha.
Saiba quais são as informações necessárias para o cadastro no Pronaq:
Para Prefeituras:
- Programa: PROMAQ
- Código do Órgão: 22000
- Código do Programa: 2200020250003
- Prazo: 30/05/2025
Para Associações e Cooperativas:
- Programa: Termo de Fomento ao Setor Agropecuário
- Código do Órgão: 22000
- Código do Programa: 2200020250013
- Prazo: 30/05/2025
- Checklist de requisitos obrigatórios deve ser seguido pelas entidades civis.
É possível acessar a instrução Normativa na íntegra por meio do link: https://flavinha.net.br/wp-content/uploads/2025/04/INSTRUCAO_NORMATIVA_SPOA_SE_MAPA_N__2__DE_11_DE_ABRIL_DE_2025___INSTRUCAO_NORMATIVA_SPOA_SE_MAPA_N__2__DE_11_DE_ABRIL_DE_2025___DOU___Imprensa_Nacional-1.pdf
Notícias dos Poderes
TJ nega pedido de prisão de ruralista que desmatou mais de 80 mil hectares do Pantanal
20 de Junho de 2025 as 07h00Colisão frontal deixa três pessoas feridas na Br-163 em Sinop
19 de Junho de 2025 as 19h35Corregedor do CNJ comandará 'pente fino' em magistrados de MT; veja locais
Levantamento acontecerá entre dias 24 e 27 deste mês
19 de Junho de 2025 as 15h34Menino de 2 anos fica mais de uma hora com panela de pressão presa na cabeça em MG
19 de Junho de 2025 as 12h45Plataforma do TCE recebe 23 mil contratos de consignados
Documentos devem ser enviados até o dia 30 de junho; dívida do funcionalismo chega a R$ 12 bilhões
19 de Junho de 2025 as 08h39Prefeitura anuncia concessão de 20 anos para cemitério privado
Medida foi a escolha para lidar com o problema do ‘déficit sepulcral’
18 de Junho de 2025 as 16h37Brasil declara estar livre de gripe aviária e aguarda normalização de embarques de frango
18 de Junho de 2025 as 16h19Locais das provas estão disponíveis para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas
As provas serão em 22 de junho; a competição tem uma média de 16,8 candidatos por vaga
18 de Junho de 2025 as 15h47