Pesquisa mineral
Empresas fazem 27 pedidos para explorar ‘Terras Raras’ em MT
Geral | 15 de Setembro de 2025 as 07h 56min
Fonte: Gazeta Digital

Terras Raras são alvo de 27 pedidos e autorizações para pesquisa mineral em Mato Grosso. Seis empresas - sendo duas com participação de investidores australianos - e 4 pessoas físicas apresentaram junto à Agência Nacional de Mineração (ANM) requerimentos para identificar e explorar no estado essa substância mineral composta por 17 elementos químicos.
Segundo a agência reguladora, as áreas visadas estão localizadas em 10 municípios: Cuiabá, Santo Antônio do Leverger, Itiquira, Alto Garças, Guiratinga, Rosário Oeste, Cocalinho, Santa Terezinha, Guarantã do Norte e Colniza. Presentes em turbinas eólicas, carros elétricos, celulares, satélites, equipamentos médicos e até em catalisadores de petróleo e automóveis, esses minerais são considerados essenciais para descarbonização da matriz energética e segurança tecnológica de diversas nações.
Apesar do nome, as Terras Raras não são escassas, mas seus minérios difíceis de extrair, já que aparecem em baixas concentrações e raramente em depósitos economicamente viáveis, explica o especialista em Recursos Minerais da ANM, Mathias Heider. Atualmente a China concentra quase toda a produção mundial, sobretudo no refino e na fabricação de superímãs, o que torna o mercado altamente dependente de um único fornecedor. Mas, o Brasil tem condições de mudar esse cenário, avalia Heider.
“Com o surgimento das potencialidades de Terras Raras nas argilas iônicas, o país tem tudo para conquistar protagonismo mundial, associado às questões geopolíticas da disputa entre China e Estados Unidos (EUA)”, afirma.
Para avançar, no entanto, será preciso ampliar investimentos em pesquisa geológica, desenvolvimento de tecnologias de extração e reaproveitamento de rejeitos, além de consolidar uma política nacional para minerais críticos e indispensáveis. A ANM destaca que o licenciamento ambiental e a avaliação técnica (RFPs) são etapas básicas para viabilizar novos projetos, o que ainda não ocorre em estados como Mato Grosso. As Terras Raras são essenciais por seu valor econômico, impacto na geração de empregos e pela possibilidade de adensar a cadeia produtiva brasileira, indo além da exportação de minérios, pondera o representante da ANM.
“O Brasil tem uma janela de oportunidade para desenvolver uma indústria robusta, dominando desde a mineração até a produção de ligas e componentes de alta tecnologia”, reforça.
Notícias dos Poderes
Homem morre após ser atropelado por quatro veículos na Avenida Fernando Corrêa
14 de Setembro de 2025 as 18h47Caminhonete capota em ribanceira e motorista morre na MT-170, em Juína
14 de Setembro de 2025 as 18h46Empresa de Sinop lança chip de internet móvel com cobertura nacional
Tecnologia compete com operadoras nacionais e promete personalização do serviço
13 de Setembro de 2025 as 18h37Idosos e pessoas com deficiência participam da 3ª edição do Banho Assistido na Praia do Cortado
13 de Setembro de 2025 as 18h32Show de Leo Santana no Festeja Sinop reúne multidão no Gigante do Norte
13 de Setembro de 2025 as 18h21Condomínio urbano com o maior lago ornamental do Brasil fica em Sinop
Inaugurado esta semana, o empreendimento tem um lago ornamental de destaque nacional
13 de Setembro de 2025 as 18h19De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14