Atenção ao prazo
Empresas do comércio de MT têm até 31 de janeiro para aderir a benefícios fiscais
Data limite é aplicada aos pedidos de fruição de empresas atacadistas, além de bares, restaurantes e estabelecimento similares
Geral | 22 de Janeiro de 2024 as 10h 22min
Fonte: Lorrana Carvalho - Sefaz-MT
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) alerta as empresas do setor comercial mato-grossense que a data limite para formalizar a opção aos benefícios fiscais, concedidos pelo Governo do Estado, encerra no dia 31 de janeiro. Inicialmente, o prazo encerraria em dezembro de 2023, mas foi alterado de forma excepcional, com o objetivo de proporcionar mais tempo aos contribuintes.
Podem aderir aos benefícios empresas atacadistas, bares, restaurantes e estabelecimento similares. O prazo também é aplicado para fármacos e medicamentos e produtos classificados como bens de informática e telecomunicações, conforme tabela Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) vigente.
Ao optar e fruir de incentivo fiscal, as empresas pagam um valor menor de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações comerciais. Para o setor do comércio atacadista, por exemplo, é oferecido um crédito outorgado, que varia de 12% a 22%, nas operações internas e interestaduais.
O secretário de Fazenda em exercício, Fábio Pimenta, afirmou que benefícios fiscais contribuem para o desenvolvimento econômico do Estado.
“Os incentivos têm sido fundamentais para atrair novos investimentos, estimular a geração de emprego e renda, consolidando Mato Grosso como um ambiente de negócios atrativo e com competitividade. Além disso, de forma indireta, acontece o aumento da arrecadação", pontuou.
Para aderir ao benefício fiscal, o contribuinte ou o contador responsável pela empresa deve acessar o Sistema de Registro e Controle da Renúncia Fiscal (RCR), disponível dentro do Acesso Web (acesso restrito) da Sefaz. A adesão, após aprovada, será retroativa ao dia 1º de janeiro de 2024 e vigora até o mês de dezembro.
A concessão dos benefícios fiscais atende à Lei Complementar nº 631/2019, que excluiu alguns incentivos, concedidos sem devida aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), e permitiu a reinstituição daqueles que possuíam validade nacional. A medida é fundamentada na Lei Complementar (federal) n° 160/2017 e no Convênio ICMS 190/2017.
Notícias dos Poderes
Sema reforça fiscalização nos rios de MT durante a reta final da Piracema
Entre outubro e dezembro de 2024, foram apreendidos 278,42 kg de pescado irregular e aplicados mais de R$ 16,2 mil em multas na Baixada Cuiabana e outros cinco municípios
14 de Janeiro de 2025 as 07h00Durante encontro de empreededores, vice-prefeito busca por novos investimentos privados para Sinop
13 de Janeiro de 2025 as 16h40TJMT cria comissão para apurar pagamento de horas extras e valores do banco de horas de servidores
13 de Janeiro de 2025 as 16h34Mato Grosso terá semana de chuva intensa e risco de temporais
O norte do estado está em área de alerta para chuva persistente, que pode acumular grandes volumes em curto período, especialmente nesta segunda-feira (13.01).
13 de Janeiro de 2025 as 10h44Zanin se cala após encontro com senador do PL-MT sobre investigação de venda de sentenças
Ministro do STF e o senador Wellington Fagundes falaram sobre investigações nas quais Zanin afastou desembargadores mato-grossenses
13 de Janeiro de 2025 as 10h02Justiça condena Nubank por debitar valores inexplicados em conta de mato-grossense
13 de Janeiro de 2025 as 09h59Último dia para as inscrições do concurso público da Prefeitura de Sinop
13 de Janeiro de 2025 as 09h48PF instaurará inquérito para investigar ataque a assentamento do MST
Local foi atacado por homens armados na noite da última sexta-feira (10)
12 de Janeiro de 2025 as 19h13