Risco de morte
Empresária procura massoterapeuta e tem pulmão perfurado durante acupuntura
Jessika Aldrey Germiniani relatou que procurou a profissional para aliviar dores no pescoço e que a massoterapeuta insistiu na sessão de acupuntura para a cliente nesse segunda-feira (11), em Sorriso.
Geral | 14 de Outubro de 2021 as 10h 52min
Fonte: Repórter MT

A empresária Jessika Aldrey Germiniani, 26 anos, teve o pulmão perfurado durante uma sessão de acupuntura na segunda-feira (11), em Sorriso (420 km da Capital), onde foi parar no hospital com falta de ar, dores e submetida à cirurgia de emergência.
Agora se recupera, sem previsão de alta, com um dreno no pulmão até dissipar todo o ar do órgão. Em seguida, será necessário sessões de fisioterapia.
Sobre o fato, Jessika explicou que procurou a massoterapeuta, pois, estava com dores no pescoço. A profissional, que atende em casa, insistiu que a ‘cliente’ deveria passar por uma sessão de acupuntura nas costas para aliviar a dor.
Durante o procedimento, segundo a empresária, ela sentiu muita dor, mas a profissional disse que era ‘normal’. No fim da sessão foi liberada, porém, logo começou a sentir falta de ar.
Em casa disse ter tentado deitar, mas a ‘falta de ar’ piorou. Jessika chegou a ligar para outra massoterapeuta, uma que já a atendeu anteriormente, e relatou o que estava sentindo.
A especialista cogitou, mesmo que pouco provável, que ela poderia ter sofrido perfuração no pulmão.
Com a possibilidade ligou para a profissional que fez o procedimento. Essa não teria sido muito clara sobre quantos centímetros entrou com a agulha nas costas da cliente e ainda teria falado que ‘era coisa da cabeça dela’.
A empresária seguiu para o hospital, onde passou por um exame de tomografia que apontou a lesão no pulmão. Segundo o médico, se a vítima esperasse o outro dia para ir ao hospital poderia ter morrido.
"Fiquei apavorada. No momento que saí da tomografia, vi o médico vindo na minha direção com uma expressão no rosto de que não daria boas notícias. Foi uma situação extremamente delicada. Ele [médico] disse que um dia a mais em casa teria sido fatal. Eu iria morrer em casa sem ninguém saber o que estava acontecendo", relatou Jessika ao G1.
Após o exame foi encaminhada à cirurgia e agora se recupera com o dreno no pulmão ainda sem saber quando terá alta médica e poderá voltar à rotina normal.
"Fiquei apavorada quando o médico falou que eu precisava de uma cirurgia de emergência. Comecei chorar, entrei em choque. Tenho um filho de 5 anos que hoje poderia estar sem mãe. O médico disse que ganhei uma nova vida", disse.
A empresária não relatou se pretende processar a profissional ou as medidas jurídicas que pretende tomar quanto ao caso.
Sobre o procedimento, desde 2013 a Justiça determina desde que somente médicos apliquem a técnica, que é reconhecida pela eficácia, mas se realizada de forma incorreta pode ocasionar fatos graves com esse.
Conselhos Federais de Psicologia (CFP), Farmácia (CFF) e Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) tentaram reverter decisão, no entanto, não tiveram sucesso.
(Com informações do G1)
Notícias dos Poderes
Governo de MT prorroga incentivos fiscais para o comércio e garante competitividade
Empresas varejistas e atacadistas, bares, restaurantes, lanchonetes e contribuintes de outros segmentos poderão usufruir da redução
30 de Abril de 2025 as 17h44OAB Sinop alerta advocacia para aumento de casos do Golpe do Falso Advogado
Ordem lançou plataforma de verificação contra a prática criminosa
30 de Abril de 2025 as 15h22Nova autorização prevê desapropriação de 95 mil m² às margens da BR
Rota do Oeste afirma que área efetiva da construção será de 34 mil metros quadrados
30 de Abril de 2025 as 15h00Homem resgatado do Monte Fuji retorna à montanha dias depois — e pede resgate de novo
O caso do estudante gerou discussões nas redes sociais, com muitos pedindo que ele fosse responsabilizado, especialmente por seu segundo pedido de resgate
30 de Abril de 2025 as 14h22Criança danifica quadro de Rothko avaliado em R$ 318 milhões durante visita a museu na Holanda
Obra foi tirada de exibição em Roterdã
30 de Abril de 2025 as 14h20Encerra em 30 dias prazo para municípios conseguirem doações de maquinários
30 de Abril de 2025 as 14h00UFMT de Sinop já formou mais de 300 médicos
Cerca de 60% dos médicos formados pela instituição acabam atuando no município
30 de Abril de 2025 as 11h24Homenagem ao trabalho do bem: pedreiro que ficou famoso no Brasil, entrega novas casas em Cuiabá
Até agora foram construídas 16 casas em dez anos. Nova parceira do projeto, Energisa garante fiação, padrões de energia e eletrodomésticos para famílias
30 de Abril de 2025 as 11h09