Canal 50
Empresa de pastor ‘ganha’ novo canal de TV em Sinop
Fundação foi a 1ª colocada no processo de seleção feito pelo Ministério das Comunicações
Geral | 03 de Agosto de 2022 as 15h 57min
Fonte: Jamerson Miléski

O sistema de televisão aberta em Sinop terá um novo canal. O Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (3), o resultado do chamamento público 03/2021/SEI-MCOM, lançado para selecionar empresas interessadas nos serviços de RTV para 5 novos canais, um deles, o canal 50, na cidade de Sinop.
No total, 10 empresas demonstraram interesse em assumir o novo canal – sendo 6 vinculadas à organizações religiosas. A empresa com melhor pontuação foi a Fundação Educacional e Cultural Ipanema. Essa fundação privada, com sede em Belo Horizonte (MG), foi aberta em outubro de 2020, sendo um CNPJ com pouco mais de um ano e 9 meses de existência. A empresa tem como presidente Márcio Roberto Vieira Valadão, que é o pastor titular e líder da Igreja Batista Lagoinha, que fica na capital mineira e tem uma frequência semanal de 50 mil pessoas. Associada a igreja e aos negócios de Valadão está a Rede Super – uma rede de televisão evangélica de base cristã fundada no ano de 2000, cuja programação tem cunho essencialmente religioso. O programa mais famoso da Rede Super é o Diante do Trono, que leva o mesmo nome do maior ministério da igreja.
Valadão atua como televangelista desde 1990, quando deu início ao programa de televisão Profetizando Vida.
O processo licitado pelo Ministério das Comunicações, através do Departamento de Outorga e Pós-Outorga, autorizará a empresa a executar o serviço de RTV (Retransmissão de Televisão). Na regra geral, RTV’s só podem fazer a retransmissão dos sinais de uma geradora de televisão. Ou seja, apenas transmitem para uma localidade (no caso Sinop), a programação de uma emissora de TV.
No entanto, a norma permite que RTV’s localizadas dentro da Amazônia Legal tenham programação local e possam vender espaços comerciais (publicidade). Esse é o caso de Sinop, que está dentro da Amazônia Legal.
O processo de seleção do Ministério das Comunicações ainda está em curso. Até o dia 13, empresas podem apresentar recursos quanto ao resultado da licitação. Passado esse período, o órgão fará a homologação da permissão de uso. A autorização tem prazo indeterminado, mas o contrato é precário, podendo ser rompido pelo Ministério sem necessidade de indenização.
No Mato Grosso existem 92 emissoras concessionadas pela Anatel. Em Sinop são RTV’s atualmente. O canal 50 será o 9º sinal disponível nos televisores dos sinopenses.
Notícias dos Poderes
Secretário de saúde de Sinop pede demissão
05 de Maio de 2025 as 19h05Caixa começa a financiar nova faixa do Minha Casa, Minha Vida, com imóveis de até R$ 500 mil
Linha de crédito é voltada às famílias com renda mensal de até R$ 12 mil, e tem prazo de 420 meses e taxa de juros de 10% ao ano
05 de Maio de 2025 as 18h01Gerente é preso e laboratório interditado por falsificação de alvará sanitário em Cuiabá
05 de Maio de 2025 as 17h58Sérgio Ricardo destaca parceria com AMM nos 42 anos da entidade
O presidente do TCE-MT ressaltou os resultados da atuação conjunta pelo desenvolvimento de todas as regiões do estado
05 de Maio de 2025 as 17h06UFMT está com edital de seletivo aberto para Campus Sinop
Processo seletivo UFMT oferece vaga para professor substituto em Medicina Veterinária, com atuação no Campus Sinop
05 de Maio de 2025 as 16h22TJ concede aposentadoria à desembargadora Maria Aparecida
05 de Maio de 2025 as 15h04TJ cita falta de provas e mantém absolvição de Juarez e Savi
Caso refere-se à época em que o atual deputado federal era prefeito de Sinop, em 2009
05 de Maio de 2025 as 15h01Detran está sem comunicação com o Sistema Nacional de Gravame
A estimativa é que o sistema esteja normalizado ainda nesta segunda-feira (5.5)
05 de Maio de 2025 as 14h33