Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 17 de Julho de 2025

Menu

Projeto Mãos e Obras

Empresa capacita mulheres como Bombeiros Hidráulicos

Alunas aprenderão o ofício e receberão capacitação em empreendedorismo

Geral | 25 de Outubro de 2022 as 18h 08min
Fonte: Assessoria Águas de Sinop

Foto: Assessoria Águas de Sinop

A Águas de Sinop - empresa que detém a concessão dos serviços de água e esgoto no município - iniciou neste mês de outubro, o curso de Bombeiro Hidráulico totalmente voltado para as mulheres.

A ação faz parte do projeto Mãos e Obras, desenvolvido pelo grupo Aegea, empresa líder em saneamento básico no Brasil, em suas mais de 150 unidades, com o objetivo de formar novos profissionais nos ofícios de bombeiro hidráulico, encanador e também empreendedores. O público-alvo são mulheres das comunidades onde a empresa atua.

De acordo com a analista de Responsabilidade Social, Cida Viveiros, na Águas de Sinop, o curso está sendo ministrado por colaboradoras da concessionária, todas voluntárias em cargos de coordenação, supervisão e operação. “É a primeira vez que uma unidade promove uma capacitação com a participação de um público 100% feminino”, explica Cida. “Um projeto de mulheres para mulheres”, completa.

A supervisora da Águas de Sinop, Dyulia Passos, informa que “no curso de bombeiro hidráulico essas mulheres estão aprendendo sobre instalações hidráulicas prediais de uma forma geral, como fazer encanamentos; retirar vazamentos; instalar torneiras, vasos sanitários, pias e lavatórios. Também vão adquirir conhecimentos sobre sistema de tratamento de esgoto, fossa séptica, tubos e conexões e fazer vários tipos de ligações”.

Para a aluna Débora Savi, os cursos trazem uma modernização da mulher no mercado de trabalho, principalmente por tratar de áreas que estão em alta, como o marketing digital, finanças e administração: “Nós, mulheres solteiras e independentes, às vezes precisamos aplicar um desses serviços em nossas casas, como reparos de rede e instalações. Então é algo que agrega o meu currículo pessoal e profissional. Eu vejo que a Águas de Sinop é uma das principais empresas de Sinop que tem qualificado e colocado mulheres no mercado de trabalho para estar realizando serviços para a empresa e quebrando o preconceito de que mulheres não podem fazer serviços dominadas por homens”, conclui.

O gerente de Comunicação e Responsabilidade Social, Márcio Beltrão, que esteve presente na abertura do curso, parabenizou as alunas pela decisão de aprender um novo ofício. “A capacitação contará ainda com a participação do Sebrae, que ministrará temas relacionados ao empreendedorismo.

O diretor executivo Leonardo Menna também deixou sua mensagem de boas-vindas às alunas: “Queremos preparar novas profissionais e futuras empreendedoras, capazes de prestar excelentes serviços e promover o desenvolvimento da economia local”, finalizou.

A previsão de conclusão do curso para a turma atual do Projeto Mãos e Obras é 4 de novembro. As aulas teóricas e práticas acontecem na sede da Águas de Sinop.