Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 01 de Julho de 2022

Menu

Geral

Empreendedores do turismo devem se cadastrar como prestadores de serviço no setor

Cadastros são feitos gratuitamente

Turismo | 10 de Janeiro de 2022 as 15h 32min
Fonte: Assessoria

Foto: Assessoria

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está fazendo um chamamento para pessoas físicas e jurídicas atuantes na atividade turística, para realizarem o cadastro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) do Ministério do Turismo-MTUR, que tem como objetivo promover a formalização dos fornecedores de serviços turísticos no Brasil, além de oferecer segurança para o consumidor destes serviços. O cadastro é obrigatório para meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual). 

Além de benefícios e vantagens aos cadastrados, o programa permite aos prestadores atuarem legalmente, por meio da emissão do Certificado Cadastur. A ferramenta também é uma importante fonte de consulta para o turista. A turismóloga da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, explica que o cadastro traz uma série de vantagens para o empreendedor. “Além de visibilidade nacional e internacional dentro do Portal do Ministério do Turismo, os empresários do setor ainda podem ter acesso a financiamentos exclusivos do setor turístico, como o FUNGETUR, apoio em eventos, feiras e ações do ministério, além da participação em programas de qualificação”, pontuou.

Já para os órgãos públicos, municípios, estados e Governo Federal, o cadastro é um banco de informações de profissionais e prestadores de serviços turísticos, auxiliando no planejamento e atuação do governo, além de contribuir para que os municípios avancem na categoria do Mapa Brasileiro de Turismo (Programa do MTUR).

“Ter empreendimentos e prestadores cadastrados no Cadastur é um dos requisitos para que o município de Sinop permaneça dentro do Mapa do Turismo brasileiro, além de ser uma importante fonte de dados para a categorização dos municípios. Atualmente Sinop está na categoria B, de acordo com o MTUR” finalizou a turismóloga.

Tanto o cadastro, como a renovação, são totalmente gratuitos e podem ser feitos através do Site: https://cadastur.turismo.gov.br. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico através do Departamento de Turismo também está a disposição para auxiliar nesse cadastramento através do telefone: 66 3520-7585.