Novo sisflora 2.0
Empreendedores do setor florestal precisam se recadastrar em sistema da Sema-MT
Novo cadastro está previsto em decreto publicado ontem (01); inserção de dados no sistema começa em 13 de fevereiro
Geral | 02 de Fevereiro de 2023 as 10h 53min
Fonte: Lorena Bruschi | Sema-MT

Todos os empreedimentos, pessoas físicas e jurídicas do setor florestal de Mato Grosso devem fazer o recadastramento extraordinário no novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0) entre os dias 13 de fevereiro a 12 de março. O decreto 110/2023, que dispõe sobre o recadastramento, foi publicado na edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (01.02).
A necessidade de recadastramento se estende a todos que extraiam, coletem, beneficiem, transformem, industrializem, comercializem, armazenem e consumam produtos, subprodutos ou matéria-prima proveniente da exploração de vegetação nativa e de formações florestais vinculadas à reposição florestal.
O link que dará acesso ao novo sistema poderá ser acessado no site da Sema (www.sema.mt.gov.br) no dia 13 de fevereiro, quando a plataforma será lançada e passa a ser utilizada pelo público. Quem não realizar o cadastro no novo Sisflora 2.0 no prazo terá como penalidade a desativação das atividades de base florestal, por ausência de cadastro validado.
Para fazer o recadastramento é necessário ter o cadastro no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA), que é a plataforma única de usuários dos serviços da Sema.
O decreto também prevê como funcionará o pagamento e o aproveitamento da taxa pelos responsáveis técnicos. Para saber mais detalhes, acesse o decreto AQUI.
Novo Sisflora 2.0
O recadastramento é uma das etapas da implantação do novo Sisflora 2.0, sistema que tem como objetivo auxiliar no monitoramento e controlar a comercialização e o transporte de produtos florestais em Mato Grosso. O sistema possibilitará a implementação efetiva da cadeia de custódia em Mato Grosso, e rastreamento do produto florestal desde a extração da madeira, até a destinação final.
A cadeia de custódia vai trazer segurança, controle e monitoramento do volume autorizado na exploração florestal e o volume efetivo transportado. A madeira passa a ter rastreabilidade, e chega ao consumidor final com a garantia de que foi retirada de forma legal da natureza.
Notícias dos Poderes
Prefeito e governador participam do pré-lançamento de indústria de Etanol de Milho em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 16h18Prazo para inscrições dos Jogos Olímpicos da rede estadual encerra nesta sexta-feira (12)
Para participar, os estudantes devem obrigatoriamente comprovar 80% de frequência escolar
12 de Setembro de 2025 as 15h28Pai e filho bebê mortos e mãe presa às ferragens em acidente no PR: casal passou oito anos tentando engravidar
Informação é de amiga da família. Cleverson Luis Lemes tinha 31 anos e o filho, três meses e meio de idade. Nesta sexta (12), Daniele permanece internada em UTI
12 de Setembro de 2025 as 15h21Festival de praia será sábado (13) e domingo (14) e terá show nacional de Matheus Fernandes
12 de Setembro de 2025 as 14h27Sinop recebe feira da construção civil na próxima semana
Evento contará com ciclo de palestras sobre mercado imobiliário
12 de Setembro de 2025 as 10h27Relatório técnico aponta risco estrutural e ambiental na UHE Colíder
Durante vistoria realizada entre os dias 22 e 27 de agosto de 2025, foram constatadas falhas críticas no sistema de drenagem da barragem
12 de Setembro de 2025 as 10h06Pesquisadores encontram reserva de água doce submarina que pode abastecer milhões; entenda
Expedição internacional identificou reservas ocultas entre Nova Jersey e Maine, nos EUA. Achado reacende debate sobre soluções para a crise hídrica global.
11 de Setembro de 2025 as 15h28