Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 01 de Março de 2024

Menu

Até dia 16/10

Emissão de RG está suspensa em MT

Novo modelo facilita entrada em países do Mercosul

Geral | 10 de Outubro de 2023 as 13h 22min
Fonte: Redação G1-MT

Foto: DOU/Reprodução

O serviço de emissão de novas carteiras de identidade (RG), está suspenso em todo Mato Grosso até a próxima segunda-feira (16). A suspensão é para acrescentar novas informações aos documentos, já que o sistema passa por atualizações.

O novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi implantado em fevereiro desde ano em todo o estado. Uma das atualizações é que a carteira agora "junta" os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF).

Outra mudança é que a carteira de identidade passa a ter formato reduzido, se enquadrando nos padrões internacionais, com o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes. Com as mudanças, a entrada em países do Mercosul com o documento passa a ser facilitada.

A volta das emissões estava prevista para quarta-feira (11), mas pelo feriado no dia 12, a previsão é que volte na próxima segunda-feira (16).

A demora na emissão tem provocado o atraso de processos burocráticos, como o andamento na a liberação de visto ou passaporte.

 

Como solicitar

As novas carteiras serão emitidas nas unidades do Ganha Tempo e o atendimento deve ser realizado mediante agendamento através do site da unidade. Para a solicitação do documento, basta levar o número do CPF, e a certidão de nascimento ou casamento civil.

No caso de menores de 16 anos é exigida a presença dos pais, com os documentos de identificação.

A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula e digital, após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão