Reinserção social
Em reunião com desembargador, prefeito afirma que irá ampliar mão de obra de reeducandos em Sinop
Geral | 12 de Abril de 2022 as 09h 00min
Fonte: Andhressa Barboza - TJMT

A importância da reinserção social dos reeducandos foi pauta de reunião do desembargador Orlando Perri com o prefeito de Sinop, Roberto Dorner. O magistrado, que preside o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (GMF-MT), relatou ao gestor municipal e sua equipe que tem observado a queda na reincidência entre aqueles que recebem oportunidades de trabalho.
“Precisamos pensar que essas pessoas que foram presas têm famílias e que elas precisam ser amparadas para não ficarem ainda mais vulneráveis, inclusive ao crime. Além disso, quando alguém cumpre sua pena e sai do sistema prisional encontra muitas dificuldades para conseguir trabalho e muitos acabam cometendo crimes e voltando para a prisão. Quando o setor público oportuniza a eles um trabalho, todos ganham”, apontou durante o encontro, ocorrido na tarde de quinta-feira (07).
O prefeito informou que, na Prefeitura de Sinop, alguns serviços têm sido feitos por reeducandos e que pretende ampliar o projeto.
“A conversa foi de muita valia, temos a vontade de trabalhar com os reeducandos e estamos vendo a documentação para fazer um convênio. A área onde está o presídio de Sinop é da Empaer e estudamos a viabilidade de construirmos lá uma fábrica de tubos. Além disso, na cidade temos empregado reeducandos nos serviços. Queremos ampliar isso, pois além de ajudar as famílias dos reenducandos, estamos ajudando a toda a população. Encontrei no desembargador Perri o parceiro ideal para esse objetivo e entendemos que é muito importante essa conversa”, destacou o prefeito.
Dorner ainda aproveitou para esclarecer dúvidas sobre o assunto em relação ao setor privado e disse que iniciará um estudo para elaborar um projeto de lei a ser encaminhado ao Legislativo. Presente no encontro o procurador-geral do Município de Sinop, Ivan Schneider, se encarregou que subsidiar o estudo. A secretária de Governo do município, Faira Strapazzon, também participou da reunião.
O presidente da Câmara de Vereadores Elbio Volkei, elogiou os apontamentos feitos pelo desembargador e afirmou que levará a votação no Legislativo quais iniciativas sejam positivas para a sociedade, como a ampliação do uso da mão de obra de reeducandos nos serviços municipais.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição da imagem: Foto colorida onde os participantes da reunião aparecem sentados à mesa.
Notícias dos Poderes
Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16Cavalaria da Polícia Militar prende homem em flagrante com arma de fogo e tabletes de maconha
Militares flagraram suspeito durante Estágio Supervisionado do 11º Curso de Policiamento Montado no município
16 de Setembro de 2025 as 14h55