Reinserção social
Em reunião com desembargador, prefeito afirma que irá ampliar mão de obra de reeducandos em Sinop
Geral | 12 de Abril de 2022 as 09h 00min
Fonte: Andhressa Barboza - TJMT

A importância da reinserção social dos reeducandos foi pauta de reunião do desembargador Orlando Perri com o prefeito de Sinop, Roberto Dorner. O magistrado, que preside o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (GMF-MT), relatou ao gestor municipal e sua equipe que tem observado a queda na reincidência entre aqueles que recebem oportunidades de trabalho.
“Precisamos pensar que essas pessoas que foram presas têm famílias e que elas precisam ser amparadas para não ficarem ainda mais vulneráveis, inclusive ao crime. Além disso, quando alguém cumpre sua pena e sai do sistema prisional encontra muitas dificuldades para conseguir trabalho e muitos acabam cometendo crimes e voltando para a prisão. Quando o setor público oportuniza a eles um trabalho, todos ganham”, apontou durante o encontro, ocorrido na tarde de quinta-feira (07).
O prefeito informou que, na Prefeitura de Sinop, alguns serviços têm sido feitos por reeducandos e que pretende ampliar o projeto.
“A conversa foi de muita valia, temos a vontade de trabalhar com os reeducandos e estamos vendo a documentação para fazer um convênio. A área onde está o presídio de Sinop é da Empaer e estudamos a viabilidade de construirmos lá uma fábrica de tubos. Além disso, na cidade temos empregado reeducandos nos serviços. Queremos ampliar isso, pois além de ajudar as famílias dos reenducandos, estamos ajudando a toda a população. Encontrei no desembargador Perri o parceiro ideal para esse objetivo e entendemos que é muito importante essa conversa”, destacou o prefeito.
Dorner ainda aproveitou para esclarecer dúvidas sobre o assunto em relação ao setor privado e disse que iniciará um estudo para elaborar um projeto de lei a ser encaminhado ao Legislativo. Presente no encontro o procurador-geral do Município de Sinop, Ivan Schneider, se encarregou que subsidiar o estudo. A secretária de Governo do município, Faira Strapazzon, também participou da reunião.
O presidente da Câmara de Vereadores Elbio Volkei, elogiou os apontamentos feitos pelo desembargador e afirmou que levará a votação no Legislativo quais iniciativas sejam positivas para a sociedade, como a ampliação do uso da mão de obra de reeducandos nos serviços municipais.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição da imagem: Foto colorida onde os participantes da reunião aparecem sentados à mesa.
Notícias dos Poderes
CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18Oito cidades de Mato Grosso terão provas do CNU; salários chegam a R$ 9,3 mil
Segunda edição do CPNU tem inscrições abertas até 20 de julho; estado pode ter vagas no INSS, MDA e Agência de Mineração
03 de Julho de 2025 as 16h06Toyota Hilux 2026 tem novo design vazado; o que esperar?
Novidades surgiram na Ásia, onde a Toyota (e a Hilux) são fortíssimas
03 de Julho de 2025 as 15h44STF valida tomada de bens sem ordem judicial em caso de inadimplência
Maioria dos ministros votou a favor do Marco Legal das Garantias, que permite que bancos e credores peguem imóveis e veículos
03 de Julho de 2025 as 12h23Soldado maranhense tem perna amputada ao pisar em mina na guerra da Ucrânia
03 de Julho de 2025 as 11h28Os 10 carros com as peças mais baratas do Brasil em 2025
Valor da cesta de peças deve ser levado em consideração na hora da compra de um carro; veja as que têm menor custo no Brasil
03 de Julho de 2025 as 11h14