Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 21 de Abril de 2024

Menu

MT Steak

Em busca do corte de carne exclusivo de Mato Grosso

Programa de TV reúne mestres da carne com o desafio de escolher o corte bovino símbolo de MT

Geral | 03 de Agosto de 2023 as 16h 53min
Fonte: Redação com assessoria

Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira (7), conheceremos o corte de carne bovina que se apresentará como “símbolo de Mato Grosso”. Essa é a proposta do “MT Steak”, um reality show televisivo montado com o propósito de eleger um corte de carne inédito para representar o estado. É algo como chegar em um açougue e pedir fraldinha, maminha, picanha e... MT Steak.

O terceiro e último episódio do reality será exibido no Canal Sabor & Arte, a partir de 21h30 (horário de Brasília).

Os finalistas selecionados são André Vitaliano, Zigomar de Oliveira Bastos, Paulo Sérgio da Cruz, Waldez Miranda e Leonardo França da Silva, mas apenas um corte de autoria própria será o escolhido e o ganhador vai levar para casa R$ 50 mil como prêmio, além de possivelmente ter seu corte produzido pela indústria frigorífica e receber o símbolo MT Steak.

Comandado pelo chef e especialista em churrasco Bruno Salomão, o reality MT Steak conta com três episódios, onde os 5 finalistas apresentam cortes de sua autoria para uma banca técnica – formada pelos renomados chefs Idolo Giusti, Fininho, Clarice Chwartzman, Rodrigo Bueno e Roberto Bocabello – que deverá considerar aspectos do corte, preparo e características sensoriais.

O concurso MT Steak, criado pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), surgiu da necessidade de um melhor posicionamento da carne de Mato Grosso para os consumidores brasileiros e compradores de outros países. “[Queremos] encontrar um corte que represente todas essas características do estado de Mato Grosso, em relação a sua qualidade, a sua sustentabilidade e sua vocação em atingir novos mercados”, ressaltou o presidente do Imac, Caio Penido.

 

Episódios

O reality para amantes da carne teve seu primeiro episódio exibido no dia 24 de julho. Nesta edição, conhecemos os 5 finalistas da competição, os jurados e as regras do preparo, como utilizar somente o sal como tempero.

O primeiro a apresentar seu corte foi o açougueiro Leonardo França da Silva, que preparou uma carne formada pela cabeça de lombo, costela de dianteira, paleta fina e peixinho, referenciando o dianteiro do boi. Paulo Cruz foi o segundo a apresentar seu corte autoral. O churrasqueiro preparou um pedaço de carne proveniente da área da paleta grossa do dianteiro do boi.

O segundo episódio, exibido no dia 30 de julho, teve a participação de mais dois finalistas. Na edição, o chef André Vitaliano preparou um corte de steak grelhado em tiras do contrafilé da 13ª vértebra, três carnes: bananinha, contrafilé e ceja. Conhecido como o “Cara do Churrasco”, Waldez Miranda foi o quarto finalista a apresentar seu corte. O churrasqueiro preparou uma carne formada pelo miolo da alcatra e capa de gordura.

Os jurados saíram surpresos com os cortes apresentados e ansiosos para avaliar a última carne, que será preparada pelo açougueiro Zigomar de Oliveira Bastos. “Os finalistas são incríveis. A gente conseguiu ver cortes de qualidade técnica e uma concepção fantástica. Agora, só falta um candidato para apresentar seu corte para os jurados avaliarem, contabilizarem os pontos e finalmente descobrimos quem será o grande campeão do MT Steak”, ressalta Bruno Salamão.

 

MT STEAK

O concurso MT Steak foi lançado em 2022, em Cuiabá -MT, com o principal objetivo de promover a carne de Mato Grosso, considerando os pilares da sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade e sanidade.

O certame foi aberto para moradores de Mato Grosso, independentemente de ser ou não profissional de gastronomia ou da carne. A 1ª etapa foi realizada de forma virtual. Mais de trinta participantes enviaram vídeos com sugestões de cortes inovadores, onde os cinco melhores foram selecionados.

A última fase do concurso é preparar o corte inédito no reality MT Steak, que foi gravado em julho de 2023, na capital mato-grossense, com produção e edição do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

As provas foram acompanhadas por técnicos da Comissão Avaliadora do Imac e por uma Comissão Julgadora, composta por pessoas com notório saber na área e chefs de cozinha especializados em preparo de carne bovina.

O concurso MT Steak é transmitido pelos canais do Grupo Band: Canal Sabor & Arte, Band News, Agro Mais, Terra Viva e pelo YouTube e canais de comunicação do Imac.