Velho mundo
Em Bruxelas, Galvan critica perseguição ambiental à soja de Mato Grosso
Presidente da Aprosoja diz que Brasil não é mais colônia e que Europa precisa dar exemplo
Geral | 21 de Novembro de 2018 as 12h 13min
Fonte: Jamerson Miléski

Com um discurso áspero, o presidente da Aprosoja, Antônio Galvan questionou as políticas de preservação dos países europeus para defender a soja produzida em Mato Grosso. A explanação, com tom de desafio, foi realizada em um evento em Bruxelas, na capital da Bélgica, nesta segunda-feira (19). Galvan falou para uma plateia composta por comerciantes, industriários, políticos e ambientalistas da Europa, que integravam o workshop para discutir sobre a produção sustentável de soja no Brasil.
A fala começou com uma provocação. Galvan perguntou para plateia presente quem conhecia o Brasil, o Mato Grosso e a forma com que o Estado produz. “Será que podemos e precisamos discutir produção de soja responsável e sustentável no Brasil? Será que tem alguém no mundo que produz de forma mais sustentável que no Mato Grosso? Os números estão ai. Menos de 8% do território nacional ocupado por soja e 11% do território de Mato Grosso. Temos dois terços de nossas áreas preservadas. Tem algum país do mundo que tem essa preservação?”, desafiou Galvan.
O presidente da Aprosoja continuou indagando os motivos que fazem a soja do Brasil incomodar tanto a Europa. “Porque essa cruzada contra nós?”, questionou.
Para Galvan, alguns setores econômicos do velho continente foram contaminados por falso propagandismo ambientalista, a ponto de fazer com que a Europa cobrar o Brasil, mas sem olhar para seus próprios exemplos. “A Europa perde sua essência ao cuidar da perfumaria. Eu aprendi que educação vem de casa. O que vocês fazem na Europa que pode ser exemplo de preservação ambiental? Onde está a preservação dos rios de vocês? Ai falam um monte de asneiras sobre o Brasil e não fazem nada em sua casa. Eu pergunto: com que moral?”, criticou.
Galvan frisou que a soja produzida em Mato Grosso é sustentável e citou como exemplo o programa Soja Plus, que busca colocar todos os produtores rurais em conformidade com as legislações ambiental e trabalhista. Para o presidente da Aprosoja, isso deveria ser mais do que suficiente para agradar o exigente mercado consumidor. Para além disso, comentou Galvan, é tentativa de dominação. “Pedem desmatamento zero. Às custas de quem? Nós temos uma legislação ambiental rígida, que os produtores seguem a risca. O Brasil tem soberania e suas próprias leis. Não somos mais colônia. Se vocês acham que a preservação é importante, coloquem dinheiro no bolso e vão lá negociar. Porque conversa nós não vamos mais aceitar”, atacou Galvan.
O presidente da Aprosoja e outras lideranças seguem em missão na Europa até sexta-feira (23). Hoje, quarta-feira, a comitiva encerra a agenda em Bruxelas, com uma reunião do comitê formado Aprosoja, Abiove, Fefac e Fediol e IDH sobre o memorando de entendimento assinado por essas entidades sobre produção sustentável de soja.
Em Paris, na quinta (22), a comitiva se reunirá com a Associação Francesa de Alimentos Compostos, membro da Fefac. Já na sexta (23), em Berlim, haverá reunião com autoridades alemãs e com a Embaixada Brasileira no país.
Notícias dos Poderes
Investimentos bilionários podem impulsionar produção de etanol de milho em 50% até 2027
28 de Agosto de 2025 as 21h53Justiça recupera R$ 5,7 milhões em multas ambientais para Mato Grosso
29 de Agosto de 2025 as 07h27Metanol importado para empresas de MT era desviado e adulterado em SP
Investigações apontam que metanol importado para empresas de MT era desviado
28 de Agosto de 2025 as 16h23Brasil tem 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes
Apenas Guarulhos e Campinas não são capitais
28 de Agosto de 2025 as 15h16Preso por esquema bilionário em SP tem fazenda de R$ 17 milhões em MT
Propriedade está em Chapada dos Guimarães
28 de Agosto de 2025 as 15h14Inscrições para Torneio de Pesca encerram no domingo (31)
28 de Agosto de 2025 as 13h45Festeja Sinop: banho na Praia do Cortado será permitido apenas nos dias do Festival de Praia
Banho não será autorizado durante a Romaria Fluvial e o Torneio de Pesca
28 de Agosto de 2025 as 13h23Show do Padre Reginaldo Manzotti e abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, será domingo (31) às 19h30
O show nacional será logo após a cerimônia de abertura dos 33º Jogos Olímpicos e 2º Jogos Paralímpicos
28 de Agosto de 2025 as 13h21