Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 09 de Dezembro de 2023

Menu

Arborização Urbana

Em 7 anos, Sinop quer ser a cidade mais arborizada do estado

O projeto é para que isso aconteça é até 2030

Geral | 01 de Junho de 2023 as 16h 18min
Fonte: João Silvestri Klein

Foto: UNESIN

Nos dias 24 e 25 de maio, Sinop realizou o 2º Workshop de Arborização Urbana. O tema foi “Plano Gestor de Arborização - Saúde e Qualidade de Vida". Nesse “plano” estão um conjunto de ações a serem tomadas pelo poder público, iniciativa privada e entidades para que Sinop alcance o posto de cidade mais arborizada de Mato Grosso em um intervalo de 7 anos.

O workshop contou com a presença de 250 pessoas, entre palestrantes e participantes. O evento foi realizado com a participação de Secretaria de Meio Ambiente, Prefeitura, Unesin, Associação Floresta Urbana, Universidades, especialistas científicos e toda a sociedade organizada.

Segundo Ivete Mallmann, secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o evento serve para juntar as práticas com as teorias, assim alinhando as ideias. A secretária acredita que para a cidade atingir a meta de ser a mais arborizada até 2030 é necessário coletividade. “Precisamos da mobilização social, não adianta somente o poder público estar envolvido, os habitantes também tem que estar por dentro dessa mudança, por isso é importante trazer uma visão partilhada do que está acontecendo para a sociedade, para que possamos atingir o melhor objetivo possível”, salienta Ivete.

Para Amadeu Rampazzo Junior, coordenador do MT da SBAU – Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, membro da comissão da UNESIN e Coordenador Geral do Workshop, é fundamental a cooperação e parceria entre os envolvidos. “É importante que o evento não envolva somente a prefeitura, mas também entidades que são ligadas ao assunto”, comenta o Coordenador.
Questionado sobre como avalia o futuro pós workshop, o coordenador comenta que foi possível plantar sementes de entusiasmos na sociedade e o próximo passo é fechar parcerias com os empresários. “Queremos evitar podas drásticas e supressões de árvores no ato do comércio”, ressalta Amadeu.

Com esse objetivo em mente, Rampazzo anunciou a planejamento do 3º Workshop de Arborização Urbana. “Esse evento valorizará ainda mais os cidadãos e empresários que contribuem para o crescimento da arborização urbana em Sinop”, finalizou o coordenador.

 

Desafios

Para Ivana Bastos, Arquiteta e Urbanista, presidente da Associação Floresta Urbana Sinop e uma das coordenadoras do Workshop, uma das principais dificuldades encontrada era finalmente trazer o curso de poda para cidade de Sinop. Ela acredita que o curso serviu como termômetro para medir a demanda da cidade, uma vez que foi feita uma cotação de pessoas que participariam, mas para a surpresa, o número foi maior. “Imaginávamos que o curso atingiria umas 20 pessoas, mas 47 podadores participaram do curso”, comenta a presidente. 

A presidente comenta que o curso é importante para os podadores entenderem que há outras formas das podas serem bem feitas. ““Os profissionais podem entender que a poda que é bem feita é aquela que não parece podada, é a que tira apenas o necessário do indivíduo arbóreo sem prejudicar a arquitetura de copa da árvore”, avalia Ivana.
Além dos cursos, treinamento e conscientização, também há as questões de políticas públicas. “A gente precisa ouvir o que a população pensa a respeito, para que possamos formular um plano de arborização que se adeque as necessidades locais dos moradores”, finaliza a presidente.

Gustavo Henrique Lopes Garcia, de São Paulo, é arborista certificado pela International Society of Arboriculture (ISA), especializado em podas. Foi ele quem ministrou o curso de poda. 
Os participantes tiveram acesso as teorias de melhores práticas na arborização urbana. Para o arborista, é importante o podador ter a consciência de sua função, mesmo com os mais diversos desejos dos clientes. “O profissional é responsável por entregar uma árvore segura e ao mesmo tempo atingir os desejos dos clientes”, destaca Garcia.
Ainda segundo o arborista, as árvores são elementos urbanos imprescindíveis e a função do podador é fazer com que se adequem ao local onde ela está. “Uma árvore que se adequa ao local onde está agrega os benefícios ambientais, econômicos e sociais que ela tem a oferecer”, finaliza o especialista.