Arborização Urbana
Em 7 anos, Sinop quer ser a cidade mais arborizada do estado
O projeto é para que isso aconteça é até 2030
Geral | 01 de Junho de 2023 as 16h 18min
Fonte: João Silvestri Klein

Nos dias 24 e 25 de maio, Sinop realizou o 2º Workshop de Arborização Urbana. O tema foi “Plano Gestor de Arborização - Saúde e Qualidade de Vida". Nesse “plano” estão um conjunto de ações a serem tomadas pelo poder público, iniciativa privada e entidades para que Sinop alcance o posto de cidade mais arborizada de Mato Grosso em um intervalo de 7 anos.
O workshop contou com a presença de 250 pessoas, entre palestrantes e participantes. O evento foi realizado com a participação de Secretaria de Meio Ambiente, Prefeitura, Unesin, Associação Floresta Urbana, Universidades, especialistas científicos e toda a sociedade organizada.
Segundo Ivete Mallmann, secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o evento serve para juntar as práticas com as teorias, assim alinhando as ideias. A secretária acredita que para a cidade atingir a meta de ser a mais arborizada até 2030 é necessário coletividade. “Precisamos da mobilização social, não adianta somente o poder público estar envolvido, os habitantes também tem que estar por dentro dessa mudança, por isso é importante trazer uma visão partilhada do que está acontecendo para a sociedade, para que possamos atingir o melhor objetivo possível”, salienta Ivete.
Para Amadeu Rampazzo Junior, coordenador do MT da SBAU – Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, membro da comissão da UNESIN e Coordenador Geral do Workshop, é fundamental a cooperação e parceria entre os envolvidos. “É importante que o evento não envolva somente a prefeitura, mas também entidades que são ligadas ao assunto”, comenta o Coordenador.
Questionado sobre como avalia o futuro pós workshop, o coordenador comenta que foi possível plantar sementes de entusiasmos na sociedade e o próximo passo é fechar parcerias com os empresários. “Queremos evitar podas drásticas e supressões de árvores no ato do comércio”, ressalta Amadeu.
Com esse objetivo em mente, Rampazzo anunciou a planejamento do 3º Workshop de Arborização Urbana. “Esse evento valorizará ainda mais os cidadãos e empresários que contribuem para o crescimento da arborização urbana em Sinop”, finalizou o coordenador.
Desafios
Para Ivana Bastos, Arquiteta e Urbanista, presidente da Associação Floresta Urbana Sinop e uma das coordenadoras do Workshop, uma das principais dificuldades encontrada era finalmente trazer o curso de poda para cidade de Sinop. Ela acredita que o curso serviu como termômetro para medir a demanda da cidade, uma vez que foi feita uma cotação de pessoas que participariam, mas para a surpresa, o número foi maior. “Imaginávamos que o curso atingiria umas 20 pessoas, mas 47 podadores participaram do curso”, comenta a presidente.
A presidente comenta que o curso é importante para os podadores entenderem que há outras formas das podas serem bem feitas. ““Os profissionais podem entender que a poda que é bem feita é aquela que não parece podada, é a que tira apenas o necessário do indivíduo arbóreo sem prejudicar a arquitetura de copa da árvore”, avalia Ivana.
Além dos cursos, treinamento e conscientização, também há as questões de políticas públicas. “A gente precisa ouvir o que a população pensa a respeito, para que possamos formular um plano de arborização que se adeque as necessidades locais dos moradores”, finaliza a presidente.
Gustavo Henrique Lopes Garcia, de São Paulo, é arborista certificado pela International Society of Arboriculture (ISA), especializado em podas. Foi ele quem ministrou o curso de poda.
Os participantes tiveram acesso as teorias de melhores práticas na arborização urbana. Para o arborista, é importante o podador ter a consciência de sua função, mesmo com os mais diversos desejos dos clientes. “O profissional é responsável por entregar uma árvore segura e ao mesmo tempo atingir os desejos dos clientes”, destaca Garcia.
Ainda segundo o arborista, as árvores são elementos urbanos imprescindíveis e a função do podador é fazer com que se adequem ao local onde ela está. “Uma árvore que se adequa ao local onde está agrega os benefícios ambientais, econômicos e sociais que ela tem a oferecer”, finaliza o especialista.
Notícias dos Poderes
Motoristas das categorias C, D e E com exame toxicológico vencido têm até o dia 28 para regularização
A renovação do exame é obrigatória a cada dois anos e seis meses
08 de Dezembro de 2023 as 15h32PIX automático e gratuito estará disponível em outubro de 2024
Ferramenta permitirá pagamentos recorrentes e até mesadas
08 de Dezembro de 2023 as 12h09Provas do processo seletivo da Educação serão neste domingo (10)
Os candidatos deverão ficar atentos quanto ao horário do fechamento dos portões, que ocorrerá pontualmente às 7h45
08 de Dezembro de 2023 as 11h48Parada Natalina será hoje (08) com mais de 90 personagens a partir das 18h
O desfile também será realizado nos dias 16/12 e 23/12
08 de Dezembro de 2023 as 11h46Anuário Jurídico MT 2023 é lançado em versão digital
08 de Dezembro de 2023 as 11h40Podas drásticas de árvores só podem ser feitas com autorização; confira como solicitar
08 de Dezembro de 2023 as 10h48Famílias prestigiam apresentações culturais do Natal dos Sonhos
08 de Dezembro de 2023 as 10h36Arena Pantanal recebeu 400 mil pessoas em eventos realizados neste ano
O estádio mantido pelo Governo de Mato Grosso recebeu importantes competições e eventos
07 de Dezembro de 2023 as 15h21