Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 05 de Setembro de 2025

Menu

Operação Shamar

Em 35 dias Polícia Civil prende 484 homens por violência doméstica em MT

Geral | 05 de Setembro de 2025 as 07h 28min

Foto: Divulgação

Um total de 484 homens foram presos e 260 suspeitos conduzidos às delegacias durante a Operação Shamar, realizada pela Polícia Civil de Mato Grosso entre 1º de agosto e 4 de setembro de 2025, em Cuiabá, região metropolitana e municípios do interior. A ação teve como foco o enfrentamento à violência doméstica, familiar contra a mulher e ao feminicídio, mobilizando 1.081 policiais civis.

Durante os 35 dias de atividades, foram realizadas 1,1 mil diligências policiais, com o atendimento de 2 mil vítimas e a checagem de mais de 250 denúncias de violência doméstica. As ações resultaram em 366 prisões em flagrante, 90 preventivas, 23 civis por pensão alimentícia, cinco temporárias, além da apreensão de 19 menores.

No mesmo período, as unidades da Polícia Civil em todo o estado registraram 1.695 boletins de ocorrência relacionados à Lei Maria da Penha, instauraram 1,4 mil inquéritos, requisitaram 1.352 medidas protetivas, concluíram 831 investigações com autoria identificada e retiraram de circulação 60 armas de fogo e 295 munições.

Ações educativas

Além do caráter repressivo, a operação também teve viés preventivo. Foram realizadas 459 palestras que alcançaram mais de 18 mil pessoas, 91 ações de panfletagem para cerca de 9,2 mil cidadãos, além da elaboração e publicação de 82 materiais em redes sociais, que impactaram mais de 51 mil pessoas.

As atividades ocorreram em Cuiabá, Várzea Grande e no interior, contemplando escolas estaduais, municipais, comunidades rurais, empresas privadas e órgãos públicos. Também houve distribuição de cartilhas e folders em estabelecimentos comerciais, reforçando a importância da prevenção e da denúncia.

A coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis da Polícia Civil, delegada Mariell Antonini, destacou que a integração com outros órgãos e a mobilização da sociedade foram fundamentais

“Esse trabalho reafirma o compromisso da Polícia Civil mato-grossense com a proteção e a prevenção dos direitos das mulheres a qualquer tipo de violência — física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral”, afirmou.

Abrangência nacional

A Operação Shamar — palavra hebraica que significa “cuidar, aguardar, proteger, vigiar” — é promovida anualmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e realizada nos 26 estados e no Distrito Federal. As ações ocorrem em agosto em alusão ao “Agosto Lilás”, campanha nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar.