Código eleitoral
Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira
Medida valerá até a próxima terça-feira, 48 horas após o encerramento do primeiro turno das eleições municipais
Geral | 01 de Outubro de 2024 as 10h 12min
Fonte: Noticias R7
Os eleitores não poderão ser presos ou detidos a partir desta terça-feira (1º), cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024, marcada para o próximo domingo (6). A medida valerá até terça-feira (8), 48 horas após o encerramento da eleição. Segundo o Código Eleitoral, as exceções são para prisão em flagrante delito, em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.
No caso de detenção nesse período, a pessoa será imediatamente conduzida à presença do juiz competente, que verificará a legalidade da prisão. Caso o crime não se encaixe em uma das três situações citadas, a prisão será relaxada.
O mesmo artigo também prevê que os mesários e candidatos não podem ser detidos ou presos, salvo em razão de flagrante, pelo período de 15 dias antes da eleição, em vigor desde 21 de setembro.
Exceções
O Código de Processo Penal define o flagrante como quem for surpreendido cometendo o crime, acabou de cometer, perseguido logo após o delito, ou encontrado ainda com as provas do crime, por exemplo: com armas, que indiquem possibilidade de ter sido o autor.
Já a sentença criminal condenatória é o ato do juiz que encerra o processo criminal em 1ª instância e impõe penalidade ao acusado. No entanto, a sentença pode ser objeto de recurso. A lei considera como crimes inafiançáveis, entre outros, a prática do racismo e de injúria racial; a tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os crimes hediondos.
Por fim, o salvo-conduto serve para garantir a liberdade de voto. Eleitores que sofrerem violência moral ou física com objetivo de violar seu direito a votar podem obter a garantia, que pode ser expedida por juiz eleitoral ou presidente da mesa de votação. Quem desobedecer à ordem de salvo-conduto pode ser preso por até cinco dias, mesmo não sendo preso em flagrante.
Notícias dos Poderes
Carretas se envolvem em colisão na BR-163 em Sinop
Motorista foi socorrido
11 de Novembro de 2024 as 19h40Assassino de sargento de MT está escondido em comunidade no Rio de Janeiro
Odenil Alves Pedroso foi morto com um tiro na cabeça no dia 28 de maio deste ano, no bairro Morada do Ouro, na Capital
11 de Novembro de 2024 as 19h19Sefaz recebe mais de mil lances em três dias e quer arrecadar R$ 500 milhões
11 de Novembro de 2024 as 17h47TCE aponta fraude na entrega de respiradores na pandemia e manda empresa devolver R$ 4,1 milhões
Auditoria apontou fraude na entrega de 22 ventiladores pulmonares adquiridos em 2020, durante a pandemia de Covid 19
11 de Novembro de 2024 as 17h4171 câmeras de monitoramento de alta precisão estão em funcionamento em Sinop
11 de Novembro de 2024 as 16h48Polícia Militar intensifica policiamento em busca de suspeitos de execução em Sinop
Santrosa de 27 anos foi encontrada decapitada, com os pés e mãos amarradas em zona rural
11 de Novembro de 2024 as 14h57Moradoras participam de cursos profissionalizantes, primeira-dama destaca oportunidade na comunidade e chance de recomeço
11 de Novembro de 2024 as 14h49Cerca de 1,4 mil empresas participantes dos programas de benefício fiscal do Estado devem regularizar documentos
Governo suspendeu Prodeic, Proder e Proalmat das empresas que não apresentaram o Relatório de Monitoramento Anual
11 de Novembro de 2024 as 10h39