Mato Grosso
Educação passa a ser atividade essencial na Assembleia Legislativa
Agora o projeto de Lei vai para a sanção do governador Mauro Mendes
Geral | 05 de Abril de 2021 as 15h 18min
Fonte: MT Notícias

A Assembleia Legislativa aprovou no início da tarde desta segunda-feira (5) as atividades educacionais e escolares como segmentos essenciais em Mato Grosso, enquanto durar a pandemia da Covid-19. A expectativa agora é a de que o governador Mauro Mendes (DEM) sancione o projeto, para que, então, o mesmo possa entrar em vigor.
De autoria do deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL), o projeto de lei 21/2021, caso seja sancionado pelo chefe do Executivo, irá favorecer as unidades das redes públicas e privadas em todos os 141 municípios. As aulas presenciais estão paralisadas desde a última quarta-feira (31), quando houve a imposição de lockdown pelo Tribunal de Justiça.
Somente seis parlamentares se posicionaram contra o projeto. São eles: Eduardo Botelho (DEM), Valmir Moretto (Republicanos), Lúdio Cabral (PT), Allan Kardec (PDT), Dr. Gimenez (PV) e Dr. Eugênio (PSB).
A deputada Janaína Riva (MDB) se manifestou a favor do retorno as aulas e citou o baixo risco de transmissão em unidades escolares. “As escolas são um ambiente seguro e estão compromissadas com as regras sanitárias. Os universitários então, tem maior discernimento e poderão perfeitamente cumprir as regras”, considerou.
Já o deputado Thiago Silva (MDB) defendeu ainda, que além do reconhecimento da essencialidade das atividades educacionais, o Parlamento Estadual precisa discutir a adoção de medidas que possibilitem a inclusão dos profissionais da educação no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19.
“Muitos professores e estudantes clamam pelo retorno às aulas presenciais e então nós devemos assegurar a essência desta atividade aqui no estado. Mas, desde já, eu entendo que cabe a Assembleia Legislativa articular com o Executivo vacinação prioritária aos profissionais da educação”, reiterou.
Manifestação
Previamente a votação, um grupo de empresários do ramo educacional realizaram uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa pedindo celeridade e aprovação da proposta. Amira Debs, proprietária da escola “Cantinho de Mãe – Berçário e Educação Infantil”, defende que as escolas possam retomar as atividades o quanto antes.
“Fizemos as adequações necessárias desde 2020, reduzindo número de alunos por sala de aula, limitando a circulação de pessoas pelo ambiente da escola. Temos a higienização constante das mãos e dos locais onde ficam as crianças, fazemos o cumprimento da utilização de máscaras. Nós dispomos de um ambiente adequado”, considerou.
Notícias dos Poderes
Ele viu o pai ser morto e 12 anos depois atuou no júri que condenou assassinos
Geraldo Xavier de Faria Júnior presenciou o crime em 2013, formou-se em direito e conseguiu Justiça
06 de Julho de 2025 as 13h38Em 2025, penduricalhos de juízes já superam custo de 5 programas sociais
Em 2025, 18,9 mil magistrados recebem mais em “penduricalhos” do que 5,37 milhões de famílias que ganham o Auxílio-Gás do governo
07 de Julho de 2025 as 07h35Peão de 21 anos morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em MT
06 de Julho de 2025 as 13h01Ponte do Juruena é maior do que as 5 pontes entre Cuiabá e Várzea Grande juntas
Localizada na MT-208 entre Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, a ponte sobre o Rio Juruena terá 1.360 metros de extensão
06 de Julho de 2025 as 13h02Inundações no Texas deixam 43 mortos e dezenas de crianças desaparecidas
06 de Julho de 2025 as 08h05Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais e aplica R$ 1,3 bilhão em multas
06 de Julho de 2025 as 00h49Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19