Extensão tecnológica
Edital da Fapemat fomenta pesquisa que está desenvolvendo rede de monitoramento micrometeorológico
Informações serão disponibilizadas em tempo real em site dedicado, permitindo o acesso público aos dados, através de gráficos e mapas interativos
Geral | 22 de Julho de 2024 as 11h 04min
Fonte: Widson Ovando - Fapemat

Pesquisadores estão desenvolvendo uma rede abrangente de estações de monitoramento das variáveis microclimáticas e qualidade do ar no Estado para coletar dados micrometeorológicas em 141 municípios, atualmente contam com 14 estações instaladas. Utilizando tecnologia de baixo custo, como sensores construídos com impressão 3D e placas de desenvolvimento de código aberto (sensores comerciais), essas estações foram projetadas para serem colocadas em escolas públicas e instituições do Governo.
Os dados coletados por essas estações, como temperatura do ar, umidade, radiação solar, precipitação, velocidade e direção do vento, serão centralizadas em um servidor hospedado na Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Mato Grosso (STI-UFMT). As informações serão disponibilizadas em tempo real em site dedicado, permitindo não apenas o monitoramento contínuo das condições microclimáticas, mas também o acesso público aos dados através de gráficos e mapas interativos.
O coordenador do projeto, professor doutor João Basso Marques, da área de Física Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), explicou que “devido à grande extensão territorial do estado, enfrenta-se desafios significativos quanto ao monitoramento das variáveis microclimáticas, sendo que apenas alguns municípios próximos à capital, possuem algum tipo de monitoramento regular, deixando uma lacuna crítica, em grande parte dessas regiões mais distantes”.
O grupo de pesquisa “Física Aplicada, Detectores e Automação (FADA)", do Instituto de física e programa de pós-graduação em física ambiental da UFMT, trabalha no desenvolvimento de tecnologias acessíveis para monitoramento climático com projetos de extensão com participação de professores, técnicos, alunos bolsistas e voluntários.
“Atualmente, 85% dos municípios do Mato Grosso não possuem monitoramento regular das variáveis microclimáticas, concentrando-se apenas na capital, Cuiabá. Esta falta de dados é um obstáculo significativo para enfrentar crises ambientais, como as recentes queimadas que devastaram aproximadamente 30% do Pantanal. A ausência de um sistema de alerta para condições climáticas extremas agrava a situação, colocando em risco a saúde pública e a segurança ambiental”, disse Marques.
Segundo o coordenador, diante do aumento alarmante de queimadas nos Biomas da Amazônia, Cerrado e do Pantanal, a vegetação dessas regiões necessitam de um sistema de alerta climático local para situações extremas. “Temperaturas que frequentemente alcançam 44ºC, umidade do ar abaixo de 10% e poluição gerada pela fumaça das queimadas, criam um cenário desafiador para a saúde pública e a conservação ambiental”, afirmaram os pesquisadores.
Além de promover a conscientização ambiental e a educação climática nas comunidades locais, o projeto envolve ativamente professores e alunos das escolas participantes na manutenção e operação das estações, com a realização de treinamentos periódicos para garantir que essas estações estejam operando de maneira eficiente, contando com a realização de fórum online de discussão sobre os impactos das mudanças climáticas locais.
O projeto é fomentado pelo Governo do Estado, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), por meio do Edital nº003/2021 Extensão Tecnológica - Conhecimento a Serviço da População.
Para maiores informações, acesse o site oficial do projeto em https://gpfma.ufmt.br/mclima/MT/
Notícias dos Poderes
Detran/MT fecha na segunda e terça por ponto facultativo e feriado do Dia do Servidor
Atendimento será retomado na quarta-feira (29); serviços digitais continuam disponíveis no site e no aplicativo MT Cidadão.
25 de Outubro de 2025 as 06h37157 ganhadores do Nota MT ainda não receberam prêmios por erro no cadastro
Sefaz alerta que prazo para correção dos dados bancários termina neste domingo (27); R$ 78,5 mil seguem parados à espera dos premiados.
25 de Outubro de 2025 as 06h33Duas onças travam ''cabo de guerra'' com sucuri em parque do Pantanal
Cena foi registrada pelo fotógrafo Rodrigo Chave
24 de Outubro de 2025 as 16h06''Não sinto meu tórax e não vejo nada'', diz jovem intoxicado em MT
SES-MT aguarda resultados de exames para confirmar se sintomas foram causados por intoxicação por metanol
24 de Outubro de 2025 as 15h34Cachorro sobrevive e é resgatado após acidente que matou casal em Cuiabá
Animal de estimação estava no carro que capotou e atingiu poste.Vítimas foram identificadas como os engenheiros Giovani Curvo e Priscila Furoni
24 de Outubro de 2025 as 15h20Pai tenta socorrer filha que bateu carro contra caixa de abelhas, mas ambos morrem após ataque de enxame no RS
Mulher saiu da pista com o veículo, que capotou e bateu contra a caixa onde estavam os insetos
24 de Outubro de 2025 as 14h47A lição de Sorriso com sua história e cultura
Política pública ancora preservação da memória e fomento da economia criativa
24 de Outubro de 2025 as 10h55