Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 13 de Julho de 2025

Menu

12 de maio

Dia nacional de conscientização e enfrentamento da Fibromialgia

Para ter o cartão, basta procurar a Unidade Básica Saúde, onde irá passar por avaliação, será encaminhado para especialista

Geral | 12 de Maio de 2023 as 12h 31min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Foto: Divulgação

Hoje, 12 de maio, é o dia nacional da conscientização sobre a Fibromialgia. A Secretaria de Saúde destaca que existe a lei (n° 2878/2020) municipal, que garante o atendimento prioritário aos portadores da doença, que podem solicitar a carteirinha de forma gratuita e garantir os seus direitos.

Para ter o cartão, basta procurar a Unidade Básica Saúde, onde irá passar por avaliação, será encaminhado para especialista e com o diagnóstico em mãos, cópias dos documentos pessoais (CPF e RG), do cartão do SUS e do comprovante de residência, é só procurar a Secretaria de Saúde para que a  carteirinha possa ser confeccionada. 

A lei garante atendimento preferencial em Bancos, Casas Loterias e Supermercados, além disso no transporte coletivo deve ser disponibilizados assentos de prioridade, e ainda tem direito a vagas de estacionamento destinadas para pessoas com deficiência e idosos. Esse direito é garantido para portadores de fibromialgia, pessoas em tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise e que utilizem bolsa de colostomia.

“Em 2022 foram confeccionadas 22 carteirinhas, e neste ano já foram quatro solicitações. Sabemos que é um grupo pequeno, mas que merece atenção do poder público. Com a carteirinha em mãos, eles garantem a preferência no atendimento”, ressaltou a secretária de saúde, Daniela Galhardo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Ainda de acordo com o Ministério, não existe um método de prevenção comprovado e especialistas indicam a atividade física como método para auxiliar no tratamento.