Caso Santrosa
DHPP cumpre mandados contra faccionados que decapitaram cantora 'trans' em Sinop
Segundo as investigações, cantora foi jurada de morte após cometer a prática conhecida no crime como “cabritagem”.
Geral | 12 de Dezembro de 2024 as 13h 12min
Fonte: Unica News

A equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Sinop cumpriu seis ordens judiciais, entre mandados de prisão e buscas a envolvidos no assassinato da cantora transexual e suplente de vereadora, Santrosa, de 27 anos, encontrada morta em 10 de novembro deste ano no município, após ser decapitada por criminosos ligados à facção Comando Vermelho.
Segundo informações, três mandados de prisão foram cumpridos a suspeitos de envolvimento direto na execução do crime, ocorrido em uma área de mata na localidade conhecida como “Vilas”. Além disso, entre os alvos, também estão criminosos menores de idade.
A operação está em andamento e novas prisões poderão ocorrer ao longo do dia.
JURADA DE MORTE
A cantora “Santrosa” - nome artístico de Gabriel Santos da Rosa - desapareceu em 9 de novembro, um sábado. O desaparecimento foi notado após a artista não comparecer a um show, marcado para aquela noite em Sinop.
O corpo da transexual foi encontrado decapitado e com mãos e pés amarrados no dia seguinte, em uma área de mata da cidade. Conforme apurado pela Polícia Civil, a vítima foi executada em outro lugar e desovada no matagal.
Durante as investigações, coordenadas pelo delegado de Polícia Civil, Bráulio Junqueira, da DHPP Sinop, descobriu-se que Santrosa estava jurada de morte por membros do Comando Vermelho, por estar realizando a prática conhecida no mundo do crime como “cabritagem”, que consiste em comprar drogas para revenda com fornecedores não autorizados pela facção, ou revender entorpecentes sem a devida autorização do grupo.
“Ela [Santrosa] estava praticando ‘cabritagem’, vendendo droga sintética. O Comando Vermelho dias atrás deu um ‘arrocho’ nela, mas pelo jeito ela continuou, aí executaram ela”, revelou o delegado à época do crime ao Única News.
Além disso, Bráulio Junqueira descartou a hipótese de que a morte se tratava de um crime de gênero, conforme divulgado à época do caso por veículos de imprensa locais e nacionais.
“Não tem nada de crime de gênero. Nada disso. O motivo foi porque a vítima estava fazendo cabritagem”, garantiu, enfatizando que a forma como a transexual foi morta é a “marca registrada” do Comando Vermelho para pessoas que cometem tal prática, considerada ilegal pela organização.
“A forma como foi executada [decapitada] é a marca do ‘CV’ para demonstrar o que é feito com ‘cabriteiros’ [sic.]”, pontuou.
Além de cantora, Santrosa foi candidata a vereadora nas eleições municipais deste ano em Sinop, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), obteve 121 votos e ficou na suplência da sigla.
Notícias dos Poderes
Frota de veículos em MT cresce o dobro da média nacional
23 de Outubro de 2025 as 09h50Avião de pequeno porte cai e explode causando duas mortes
Aeronave perdeu altitude e colidiu contra o solo
23 de Outubro de 2025 as 05h53Criança de 11 anos é atropelada em faixa de pedestre
Menina atravessava de bicicleta quando foi atingida por um carro
23 de Outubro de 2025 as 05h49Leão foge pelo teto de caminhão em movimento e cena surpreende motorista
Animal sedado escapou por uma escotilha durante transporte no Noroeste da África do Sul. As autoridades ainda investigam o motivo da falha de segurança
23 de Outubro de 2025 as 06h32Nova lei do ISSQN da construção civil prevê redução na alíquota e desconto de até 38% em Sinop
22 de Outubro de 2025 as 20h08Secretário destaca a pujança de Sinop e a importância da região norte ao anunciar investimentos milionários à educação
22 de Outubro de 2025 as 20h06Mensagens de empresário e lobista abrem novos flancos em inquérito sobre venda de decisões no STJ
Pivô das investigações cumpre prisão domiciliar em Primavera
22 de Outubro de 2025 as 15h31Sortudo azarado: homem morre envenenado após encontrar cigarro de maconha e declarar que é seu 'dia de sorte'
Avó do homem que morreu por envenenamento acidental de fentanil criou uma campanha para conscientizar sobre os riscos do uso da substância
22 de Outubro de 2025 as 13h21