Opinião
Desorganização da SEMA no CAR e o prejuízo incalculável ao agro
Artigo
Geral | 25 de Agosto de 2023 as 17h 15min
Fonte: Edson Mendes

No coração da economia brasileira, Mato Grosso desempenha um papel fundamental com sua vocação para o agronegócio, que gera emprego, riqueza e contribui para o desenvolvimento local. É uma pena que, mesmo com tal importância, o agro ainda seja tratado de forma tão secundária pelo Estado, que age de forma desorganizada ao analisar os requerimentos do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A licença é imprescindível para o produtor plantar ou criar rebanhos. Em termos práticos, sem o CAR, não é possível trabalhar, gerar emprego ou renda. E é aí que entra as dificuldades, cada vez mais comuns em Mato Grosso.
Como sócio da Mendes & Freitas LTDA, tenho em minha carteira de clientes propriedades impedidas de trabalhar e com sério risco de perder o período de plantio deste ano, não por irregularidades, mas por desorganização da Sema. Em um dos casos, o requerimento já estava sendo analisado por uma técnica e seguia os devidos trâmites. Porém, sem nenhuma explicação plausível, outro profissional assumiu a análise e, repentinamente, proferiu uma série de supostas pendências.
Os apontamentos não mereciam atenção, mesmo assim, atendemos aos requerimentos para que o processo fosse agilizado. Ainda assim, o requerimento segue pendente.
Infelizmente, este não é meu único cliente nesta situação. Aliás, outros colegas já afirmaram estar enfrentando o mesmo dilema que meu escritório.
Não está claro se todo esse dilema é causado por única e exclusivamente desorganização da Sema nos procedimentos internos, ou se por algo intencional, para tornar o processo ainda mais burocrático e demorado, com algum interesse pessoal.
Fato é que essa situação não se limita a impedir que um ou dois produtores trabalhem, o que por si só já seria um absurdo. Ela impede diretamente a contratação de pessoal, aquisição de insumos, investimentos no campo, importação e exportação… e isso mencionando apenas o impacto direto.
O prejuízo é incalculável e não pode ser encarado como mero entrave. É preciso que a Sema se reorganize imediatamente e que corrija tais distorções a tempo para que os produtores não percam o período de plantio.
Mais que isso, é preciso que nossos deputados estaduais olhem para essa situação e exijam ações imediatas por parte do Poder Executivo.
A nós, enquanto classe atingida, nos resta apresentar denúncia ao Ministério Público e ingressar com ações judiciais, para que os responsáveis respondam à Justiça e sejam punidos no rigor da lei.
*Edson Mendes é engenheiro florestal, com especialização em Cadastro Técnico de Atividades Potencialmente Poluidoras (CTF/APP), em Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR) e possui MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio.
Notícias dos Poderes
Réu é condenado por matar jovem com tiros na cabeça e peito em Sorriso
06 de Novembro de 2025 as 16h39Pantanal é bioma com maior taxa de aquecimento, diz pesquisa
Estudo revela que temperatura subiu 0,47°C desde 1985; Amazônia também registrou uma elevação
06 de Novembro de 2025 as 16h20Desembargador afastado terá aposentadoria compulsória por idade, diz Zuquim
06 de Novembro de 2025 as 16h14Corpo de Bombeiros resgata corpo encontrado em poço de 12 metros de profundidade
06 de Novembro de 2025 as 14h44Homem encontra tesouro de R$ 4,3 milhões ao cavar jardim para construir piscina, na França
06 de Novembro de 2025 as 13h35Inmet alerta para chuvas com descargas elétricas e rajadas de vento em vários municípios
06 de Novembro de 2025 as 13h30Bombeiros divulgam resultado preliminar de seleção para soldados temporários
Candidatos aprovados serão convocados para o teste físico entre 10 e 16 de novembro; aprovados reforçarão unidades em várias regiões do estado
05 de Novembro de 2025 as 20h04Tentativa de homicídio, ameaça e estelionato: saiba como era ficha criminal de homens que saíram de SP e foram mortos ao cobrar dívida no PR
Robishley Hirnani de Oliveira, Rafael Juliano Marascalchi, Diego Henrique Afonso e Alencar Gonçalves de Souza ficaram 44 dias desaparecidos e foram encontrados enterrados em vala, a 650 metros do ponto em que o carro deles foi encontrado em um bunker
05 de Novembro de 2025 as 19h51