Alvos da PF
Desembargadores investigados por venda de sentenças terão que usar tornozeleira eletrônica
João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes são suspeitos de participarem de um esquema de venda de sentenças. Eles foram afastados do cargo em agosto.
Geral | 26 de Novembro de 2024 as 10h 41min
Fonte: Repórter MT

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin determinou a instalação de tornozeleira eletrônica nos desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes.
Eles foram alvos da Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal, nesta terça-feira (26), suspeitos de participarem de um esquema de venda de sentenças.
Os magistrados estão afastados do cargo desde agosto deste ano. A decisão, que partiu do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, determinou a instauração de reclamações disciplinares contra os dois desembargadores, além da quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e de servidores do TJMT, referente aos últimos cinco anos.
Conforme as informações divulgadas, foram identificados indícios de que os dois desembargadores mantinham uma amizade íntima com o advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023, e que receberiam dele vantagens financeiras indevidas e presentes de elevado valor para julgar recursos que atendessem aos interesses dele.
O corregedor nacional apontou também que “em paralelo com a incomum proximidade entre os magistrados e o falecido Roberto Zampieri”, os autos sugerem “efetivamente, a existência de um esquema organizado de venda de decisões judiciais, seja em processos formalmente patrocinados por Zampieri, seja em processos em que o referido causídico não atuou com instrumento constituído, mas apenas como uma espécie de lobista no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso”.
O caso, que inicialmente tramita em segredo de justiça, chegou ao STF porque as apurações preliminares mencionam ministros do STJ, que têm direito a foro especial.
Lobista preso
Entre os 23 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal, há também um de prisão que é do lobista de Mato Grosso Andreson de Oliveira Gonçalves.
Gonçalves já havia sido alvo de buscas no final de outubro, em uma operação que investigou o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e resultou no afastamento de cinco desembargadores.
A nova operação da PF busca aprofundar as suspeitas de que o lobista tinha acesso a decisões antecipadas de ministros do STJ e vendia influência sobre eles.
Notícias dos Poderes
Sobe para 6 o número de mortos em grave acidente na MT-343
Colisão matou professor da Unemat, esposa, outro casal e filhos; última vítima tinha apenas 6 anos
06 de Junho de 2026 as 12h49Gratuita, cheia e com fila de espera: o que é a ADRA e o que ela faz em Sinop
erca de 160 pessoas passam diariamente pela entidade, que opera com todas as vagas ocupadas e mantém mais de 100 crianças na fila de espera
05 de Junho de 2026 as 17h43Pastor desvia R$ 4 mi de cartório e paga agiotas, dízimo e carros de luxo
Ele foi condenado pela Justiça a fazer a devolução do valor
05 de Junho de 2026 as 16h21Lula sanciona lei que garante renovação automática da CNH
Legislação alcança apenas os bons condutore
05 de Junho de 2026 as 14h50Águas de Sinop recebe visita do prefeito Roberto Dorner e da AGER na Estação de Tratamento de Esgoto
Encontro destacou os avanços do saneamento no município e a capacidade da ETE Teles Pires de acompanhar o crescimento de Sinop
05 de Junho de 2026 as 14h25Investigação sobre lobista de MT descarta envolvimento do STF
Procuradoria-Geral da República denunciou lobista, um ex-chefe de gabinete e um ex-servidor em caso
05 de Junho de 2026 as 09h08Conheça 1° aeroporto para OVNIs construído em cidade de MT cercada por relatos de extraterrestres
Todos os anos, moradores e entusiastas da ufologia se reúnem no local para fazer uma vigília na expectativa de presenciar aparições no céu, o que ainda não aconteceu.
05 de Junho de 2026 as 08h11