Operação Sisamnes
Desembargadores do TJMT são alvos de operação da Polícia Federal por vendas de sentenças
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas casas e nos gabinetes dos desembargadores Sebastião Moraes e João Ferreira Filho no TJMT
Geral | 26 de Novembro de 2024 as 09h 28min
Fonte: Unica News

A Polícia Federal deflagra na manhã desta terça-feira (26),a Operação Sisamnes, uma operação que possui como alvo desembargadores afastados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), acusados por praticarem venda de sentenças.
As investigações apontam para um suposto esquema de venda de decisões judiciais, envolvendo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados. De acordo com as apurações, os investigados solicitavam valores para beneficiar partes em processos judiciais, por meio de decisões favoráveis aos seus interesses.
Também são investigadas negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.
Por determinação do Supremo Tribunal Federal, são cumpridos um mandado de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal, além de medidas cautelares como instalação de monitoramento eletrônico, afastamento das funções públicas de servidores e membros do Poder Judiciário, sequestro, arresto e indisponibilidade de bens e valores dos investigados.
O nome da operação faz referência a um episódio da mitologia persa, durante o reinado de Cambises II da Pérsia, que narra a história do juiz Sisamnes. Ele teria aceitado um suborno para proferir uma sentença injusta.
A operação é coordenada em apoio a Polícia Federal do Distrito Federal (DF).
Notícias dos Poderes
Fábrica na China faz um carro a cada 53 segundos usando IA
Lighthouse Factory, da GAC, foi reconhecida por sustentabilidade e eficiência na produção; 200 mil carros elétricos são feitos por ano no local
27 de Outubro de 2025 as 10h09Empresário do agro pagou R$ 26 milhões para comprar sentença, suspeita PF
João Franciosi, empresário do agro, foi alvo de mandado de busca e apreensão da PF devido a esquema de compra e venda de decisões do TJPI
27 de Outubro de 2025 as 10h00TJMT abre concurso de cartórios com 116 vagas; inscrições começam em janeiro
As inscrições estarão abertas de 14 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026, com taxa de R$ 450,00. Candidatos que se enquadrarem nos critérios de isenção poderão solicitá-la entre 25 de novembro e 26 de dezembro de 2025.
27 de Outubro de 2025 as 09h44Jovem morre após ser atingido por tora de madeira em fazenda de MT
Vítima morreu no local
27 de Outubro de 2025 as 08h40Batida entre Civic e Fiorino mata empresário em MT
Suspeita é de sono ao volante
27 de Outubro de 2025 as 08h34Após 14 horas, homem é resgatado de caixa d’água em supermercado
Ação mobilizou agentes e bombeiros.
27 de Outubro de 2025 as 08h30Caminhão com cerveja pega fogo em rodovia de MT
Não houve registro de feridos
27 de Outubro de 2025 as 08h27Boi invade supermercado e persegue açougueiro
Animal entrou de surpresa em mercado, derrubou produtos e até “perseguiu” açougueiro; ninguém ficou ferido.
27 de Outubro de 2025 as 05h52