Prova em SP
Desembargador de MT suspende concurso para promotor de Justiça
Geral | 20 de Maio de 2026 as 13h 35min
Fonte: Gazeta digital

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Jones Gattass Dias, determinou a suspensão da realização da Prova Objetiva do concurso público para Promotor de Justiça Substituto do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). A suspensão via liminar, proferida na terça-feira (19), foi motivada pela ausência de justificativa técnica para a inclusão da cidade de São Paulo como polo de aplicação da prova.
O magistrado atendeu a um Mandado de Segurança impetrado por Igor Ferreira Leite, que questionou a legalidade do item 2.3 do edital. Este item previa a realização da prova "preferencialmente na cidade de Cuiabá e em São Paulo". O candidato alega que faltou "motivação técnica suficiente, tampouco de estudos, atas deliberativas ou critérios objetivos aptos a justificar a escolha específica da cidade de São Paulo".
Na decisão, o magistrado destacou que, embora a escolha dos locais de prova seja discricionária da administração, essa discricionariedade "não equivale à dispensa do dever constitucional de motivação". Foi ressaltado ainda que a regra ordinária para concursos estaduais é a realização das etapas no âmbito territorial correspondente, e que a adoção de um polo externo exige "motivação proporcional à sua repercussão prática".
Um dado crucial para a decisão foi a constatação de que, dos 2.400 inscritos no certame, 1.300 realizariam a prova em São Paulo, enquanto 1.100 a fariam em Cuiabá. Isso significa que o polo externo concentraria "54,17% do universo de candidatos inscritos", o que, para o Tribunal, indica que o polo externo "não se apresenta, em princípio, como mecanismo meramente complementar ou residual".
A decisão também apontou uma "aparente assimetria interna do próprio edital", já que a primeira fase foi externalizada, mas as etapas subsequentes permaneceram concentradas em Cuiabá. Com a prova marcada para 14 de junho de 2026, a manutenção do cronograma nas condições atuais poderia "tornar ineficaz eventual concessão posterior da ordem, além de irradiar consequências relevantes à própria estabilidade do certame".
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
Sorteio do Nota MT será realizado neste sábado (13)
12 de Junho de 2026 as 16h27Relembre a trajetória de Elon Musk, o 1º trilionário da humanidade
Estreia da SpaceX na bolsa dos Estados Unidos elevou fortuna do empresário, que ultrapassa PIB de países
12 de Junho de 2026 as 15h31Flávio Dino homologa acordo e Mato Grosso e Pará têm 30 dias para mapear terras após acordo no STF
Entendimento prevê mapeamento de imóveis e elaboração de plano de trabalho para regularização fundiária; ministro Flávio Dino é o relator do caso
12 de Junho de 2026 as 14h30Justiça cita inconstitucionalidade e derruba proibição de atletas trans em competições de Cuiabá
12 de Junho de 2026 as 14h27Elevador com nove pessoas despenca do 5º andar em Cuiabá
O acidente ocorreu no bairro Ribeirão do Lipa; três vítimas precisaram de atendimento médico
12 de Junho de 2026 as 13h22Redes da Meta sofrem instabilidade global nesta sexta-feira; usuários ironizam queda no Dia dos Namorados
Falha afetou Instagram, Facebook e WhatsApp no fim da manhã; versões web foram as mais prejudicadas e geraram onda de memes no X (antigo Twitter)
12 de Junho de 2026 as 10h52Trabalhador tenta dar água a lagarto e perde parte de dedo em MT
A vítima precisou ser socorrida até uma Unidade de Pronto Atendimento de Rondonópolis
12 de Junho de 2026 as 10h37