Comércio exterior
Deputado e governador articulam importação de fertilizante iraniano
Representantes de holding iraniana estiveram em Cuiabá nesta quinta-feira
Geral | 07 de Abril de 2022 as 16h 39min
Fonte: Redação

Para se precaver de um possível desabastecimento de insumos para o agronegócio, lideranças de Mato Grosso começam a mirar em novos parceiros comerciais para suprir a demanda de fertilizantes. Nesta quinta-feira (7), um reunião intermediada pelo deputado federal Neri Geller (PP), colocou na mesma mesa o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e empresários da Holding iraniana, RAEHO. Geller já havia se reunido com o grupo em viagem ao Irã, juntamente com a então ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em fevereiro deste ano.
O Irã é um grande produtor de ureia no mundo. Somente a holding possui produção de 800 mil toneladas do fertilizante por ano. O objetivo do grupo é o fornecimento do fertilizante em troca do milho produzido pelo estado. “Este é o desdobramento de uma agenda que eu e o empresário Luiz Binotti tivemos junto com a ministra Tereza Cristina, no Irã, no início deste ano. E o objetivo é justamente aproximar o Estado deste importante país para estabelecer essa relação comercial, visto que o Irã também precisa importar milho, produto que Mato Grosso pode fornecer”, destacou Geller.
Com o comprometimento da importação dos fertilizantes russos devido à guerra na Ucrânia, Geller viabilizou o contato entre a holding e o Governo de Mato Grosso, como alternativa para que a produção do estado não fosse comprometida.
O governador Mauro Mendes deu as boas-vindas aos empresários, demonstrando o interesse do Poder Executivo em estabelecer um relacionamento com o país, de forma que todos os lados sejam beneficiados.
“Mato Grosso tem uma grande capacidade de produção de alimentos: é o que nós fazemos de melhor. Para manter a nossa produtividade e o crescimento de nossa produção, nós precisamos dos fertilizantes. Por parte do governo, nós vamos fazer o que for necessário, seja pela iniciativa privada ou pelo próprio governo, para aprofundar essa relação entre Mato Grosso e Irã”, pontuou Mendes.
Ainda na ocasião, o governador recebeu uma carta-convite para visitar o país e conhecer outras potencialidades, como a produção na indústria petroquímica e da ciência e tecnologia.
Notícias dos Poderes
Fórum de Sinop homenageia pioneiros e promove ação solidária em celebração aos 40 anos
15 de Setembro de 2025 as 17h33Novo decreto torna obrigatória a alimentação de sistema em tempo real por hospitais
15 de Setembro de 2025 as 17h18Matheus Fernandes encerra festividade de aniversário de Sinop e leva milhares de pessoas ao Festival de Praia
15 de Setembro de 2025 as 10h47Leilão da Receita tem iPhone a partir de R$ 800 e carros a R$ 4 mil
15 de Setembro de 2025 as 10h19Avião não consegue pousar em MT e desvia para MS durante tempestade
Companhia aérea se pronunciou e disse que, após o pouso, a aeronave foi reabastecida no aeroporto de Campo Grande e, em seguida, prosseguiu viagem, pousando normalmente Várzea Grande.
15 de Setembro de 2025 as 10h02