Dívidas e dúvidas
Deputado deve pedir abertura de CPI sobre licenças de usinas da Eletrobras em MT
Geral | 06 de Dezembro de 2024 as 09h 52min
Fonte: Assessoria

O deputado estadual Beto Dois a Um deve pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre licenças ambientais de usinas da Eletrobrás em Mato Grosso, mais especificamente a AMP Manso, caso informações detalhadas não sejam enviadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
O requerimento já foi encaminhado à Sema e também questiona a existência de pendências no processo da empresa sobre as compensações aos municípios. No caso de Chapada dos Guimarães, a empresa estaria deixando de cumprir com as compensações e os valores já passariam de R$ 145 milhões.
Beto questiona a validade da Licença de Operação da usina, o cumprimento das condicionantes ambientais e a situação do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial (PACUERA). Em sua justificativa, o deputado destacou a necessidade de acompanhamento rigoroso sobre a conformidade ambiental do projeto.
“É fundamental que a Sema esclareça a situação do licenciamento e os impactos do empreendimento, especialmente no que diz respeito ao cumprimento das normas ambientais e a preservação das áreas de entorno. O povo de Mato Grosso precisa saber se a usina está operando dentro dos parâmetros legais e ambientais exigidos”, afirmou o deputado.
Caso as respostas da Sema indiquem falhas significativas no processo de licenciamento ou descumprimento de condicionantes, o deputado não descarta a possibilidade de propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar mais a fundo as questões levantadas.
“Estamos aguardando as informações da Sema mas, se houver indícios de irregularidades ou falta de transparência no processo, vamos avaliar, sim, a criação de uma CPI para que possamos apurar a fundo todos os aspectos desse empreendimento, garantindo que os direitos da população e a preservação ambiental sejam respeitados”, afirmou Beto Dois a Um.
O deputado reforçou que o objetivo é garantir a transparência e assegurar que o empreendimento AMP Manso opere de forma responsável, com total respeito às legislações ambientais e sociais vigentes.
Notícias dos Poderes
Agência de Sinop fatura 6 troféus em prêmio bi-estadual de publicidade
Criarte foi a única empresa de Mato Grosso a vencer em mais de uma categoria
08 de Novembro de 2025 as 15h01Acidente entre carro e carretas deixa um morto e dois feridos
Acidente foi registrado na BR-163 em Lucas do Rio Verde; condutor do utilitário morreu ainda no local
08 de Novembro de 2025 as 14h02Thaciel Camargo defende interiorização e valorização da classe contábil no CRC-MT
08 de Novembro de 2025 as 12h06Batida entre carreta e veículo da Unemat deixa 3 feridos em MT
Vítimas precisaram de atendimento médico
07 de Novembro de 2025 as 18h23Colisão frontal na BR-163 entre Sorriso e Sinop mata motorista
PRF alerta para riscos durante obras de duplicação
07 de Novembro de 2025 as 17h27Sema apreende 47 kg de pescado irregular no primeiro mês do defeso da piracema
A pesca amadora e profissional está proibida em todos os rios do estado desde 1º de outubro e se estenderá até o dia 31 de janeiro do ano que vem
07 de Novembro de 2025 as 17h02Governo sorteia ingressos para corrida da Stock Car
“É Mato Grosso no circuito internacional”, afirma governador. Sorteio foi realizado nesta sexta-feira (7.11), na sede do Ministério Público
07 de Novembro de 2025 as 16h04Saiba como advogada de MT, esposa de lobista, triunfou no STJ
Mulher de pivô do escândalo de sentenças concentra processos no gabinete do ministro Moura Ribeiro
07 de Novembro de 2025 as 15h32