Assassinato
Delegado pede mais 30 dias de prisão de suspeitos de matar Nery
Suspeitos permaneceram em silêncio e caseiro negou crime; Eles estão presos desde o dia 6 de março
Geral | 31 de Março de 2025 as 15h 18min
Fonte: Mídia News

O delegado Bruno Abreu Magalhães, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá, afirmou que pediu ao Poder Judiciário a prorrogação por mais 30 dias das prisões dos cinco suspeitos do assassinato do ex-presidente da OAB-MT, Renato Gomes Nery.
"Já protocolei o pedido de prorrogação, já teve até parecer favorável do Ministério Público Estadual e agora falta a decisão da juíza. Vamos ver o que ela vai decidir", disse.
Os investigados – o caseiro Alex Roberto de Queiroz Silva e os policiais militares Jorge Rodrigo Martins, Leandro Cardoso, Wailson Alesandro Medeiros Ramos e Wekcerlley Benevides de Oliveira – estão presos desde 6 de março.
A prisão temporária, que venceria no próximo sábado, 6 de abril, pode ser estendida por mais 30 dias para conclusão das investigações.
"Precisamos desse tempo adicional para analisar laudos periciais e ouvir testemunhas cruciais", explicou Abreu.
Segundo o delegado, durante as investigações ficou constatado que o caseiro trocou de telefone quatro vezes após o crime.
"Achamos fotos de possíveis executores no celular do Alex. Isso é estranho, pois ele trocou de telefone quatro vezes em cinco dias após o crime", disse.
"Em agosto, ele buscou termos como 'morte de advogado Cuiabá' e 'foto do atirador'. Estamos verificando se se referem ao caso Nery ou a um homicídio similar em 2019", acrescentou.
Sobre a estratégia de investigação, Magalhães explicou que mandantes e executores são investigados simultaneamente, mas com foco nos últimos. "Investigamos mandantes e executores ao mesmo tempo, mas focamos nos executores, porque deixam mais vestígios. Com eles, identificamos vínculos que levam aos mandantes".
Em silêncio
Segundo o delegado, os cinco investigados continuam sem falar sobre o caso. "Ficaram em silêncio. Só o Alex deu declarações, mas contra ele há provas contundentes".
O inquérito deve ser concluído até 15 de abril e encaminhado ao Fórum com um pedido de conversão da prisão temporária em preventiva. "Eu vou concluir o inquérito, mesmo após essa fase, a investigação continua para buscar mandantes e outros envolvidos".
O crime
Renato Gomes Nery, de 72 anos, foi executado a tiros na porta de seu escritório em 5 de julho de 2023. As investigações apontam disputa por terras como principal motivação, mas outras linhas não foram descartadas.
Notícias dos Poderes
Exponorte 2024 começa nesta semana em Sinop com segurança e trânsito reforçados
12 de Maio de 2025 as 16h20Justiça autoriza uso de provas da PF em ação que pode cassar prefeito de Sorriso
PF liga empresa de VG a caixa dois de prefeito de Sorriso
12 de Maio de 2025 as 16h10Exponorte começa na quarta-feira (14) e entrada será 1kg de alimento
12 de Maio de 2025 as 15h31Um Presente de Amor-Próprio no Mês das Mães: A Arte de Transformar com Dra. Fátima Munhoz
12 de Maio de 2025 as 12h18Assessor de deputado é condenado por associar Janaina à corrupção e a atos do pai
Eduardo Gomes de Andrade publicou texto e vídeo aonde, sem provas, liga a deputada Janaina Riva a esquemas de corrupção envolvendo o seu pai, o ex-deputado José Geraldo Riva
12 de Maio de 2025 as 12h11Mesmo ameaçado, Nery não acreditava que seria morto após repercussão do caso Zampieri
A informação foi repassada pelos delegados Caio Albuquerque e Bruno Abreu na manhã desta segunda-feira (12)
12 de Maio de 2025 as 10h52Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções em Sinop
Uma grande operação foi mobilizada para combater as chamas; foram utilizados aproximadamente 10 mil litros de água
12 de Maio de 2025 as 10h47Mato Grosso tem 71 crianças disponíveis para adoção, maioria meninos com deficiência e adolescentes de 12 a 14 anos
Nenhuma das 14 crianças ou adolescentes adotados tinha deficiências quaisquer problemas de saúde
12 de Maio de 2025 as 09h05