Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 09 de Dezembro de 2023

Menu

Inscrições abertas

Defesa Civil promove seminário sobre redução do risco de desastres em Sinop

Evento será realizado nos dias 5 e 6 de julho, na Câmara Municipal

Geral | 22 de Junho de 2023 as 07h 14min
Fonte: Camilla Zeni | Secom-MT

Foto: Defesa Civil Estadual

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, promove o 1º Seminário Regional sobre Redução do Risco de Desastres em Sinop (500 km de Cuiabá), nos dias 5 e 6 de julho. O evento será realizado na Câmara Municipal e é aberto à população. As inscrições são gratuitas (clique aqui).

O objetivo do encontro é fomentar a participação da população e o desenvolvimento de pesquisas com foco em redução do risco de desastres. Ainda, fortalecer a rede de proteção e defesa civil no Estado, a fim de garantir medidas de prevenção efetivas e a melhor resposta em caso de desastres. 

O secretário adjunto de proteção e Defesa Civil, coronel BM Cesar Brum, ressalta que a participação popular nas discussões é importante para a adoção de comportamentos de prevenção às ocorrências.

"O seminário tende a desenvolver uma cultura de prevenção de desastres na população. Nós entendemos que, a partir do momento em que as pessoas tomam conhecimento dos riscos aos quais estão expostos, isso pode resultar em medidas futuras para a redução desses riscos, ou seja, pode estimular comportamentos para evitar situações de risco", observa. 

O seminário vai contar com palestras de especialistas em diversas áreas, tratando temas como mapeamento de áreas de risco, gerenciamento de risco de desastres com produtos perigosos, impacto das queimadas e incêndios florestais na saúde da população da Amazônia Legal e Pantanal e o uso do SipamHidro como fonte de alerta para enchentes e inundações. 

Também serão discutidos a atuação dos consórcios intermunicipais e da Defesa Civil, voluntariado e a redução de riscos de desastres e a aplicação da geotecnologia aos incêndios florestais.