Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 07 de Novembro de 2024

Menu

Alerta

Defesa Civil faz alerta de tempestade com ventos de até 100km/h

Temporais podem acontecer principalmente nas regiões de Sinop e Tangará da Serra

Geral | 18 de Outubro de 2024 as 18h 34min
Fonte: Assessoria Energisa

Foto: Divulgação

De acordo com a Defesa Civil, há previsão de rajadas de vento de 100 quilômetros por hora, com riscos de queda de galhos e árvores, além de descargas atmosféricas. O alerta emitido nesta sexta-feira (19) se estende para o final de semana. As regiões que podem ser mais afetadas são de as de Sinop, Tangará da Serra, Sinop e Cuiabá. “Os próximos dias devem ser quentes, úmidos e instáveis em todo Estado. Pode chover localmente com intensidade moderada a forte, com acumulados pontuais superando os 60mm. As condições de instabilidade e chuva permanecem, também, pelo menos, até a próxima terça-feira”, afirmou a meteorologista Ana Paula Paes, que presta consultoria para a Energisa.

A Energisa emitiu estado de alerta para as equipes de campo, com sobreaviso por conta da previsão de temporais. A empresa está tomando medidas preventivas e orientando os clientes durante o período de instabilidade climática.

“Nós estamos atentos 24 horas por dia com o monitoramento do clima. Havendo o risco de temporal, a gente já entra em sobreaviso, facilitando na mobilização das equipes”, explicou o gerente de operação Anderson Rodrigues.

O início da temporada de temporais em Mato Grosso causou estragos principalmente nas regiões norte e metropolitana do estado, com vento acima dos 120km/h, lançando postes e árvores sobre redes de energia.

Atualmente a empresa trabalha em contingência nível 2 (média) em três cidades de Mato Grosso.

 

Dicas de segurança

* Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;

* Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;

* Evitar locais abertos como campos de futebol por causa do risco de raios;

* Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão;

* Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;

* Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;

* Nunca tocar em fios e cabos partidos.