Levantamento das áreas
Defesa Civil Estadual e Municipal iniciam mapeamento das áreas de risco de Sinop
Geral | 11 de Dezembro de 2025 as 10h 02min
Fonte: Assecom

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - através da Coordenadoria da Defesa Civil de Sinop -, em parceria com o Órgão Estadual de Proteção e Defesa Civil, iniciou na tarde de ontem (10) os trabalhos de mapeamento e identificação das áreas e locais de risco (possíveis deslizamentos, crateras e alagamentos). Os trabalhos seguirão até sábado (13).
Uma das áreas e/ou pontos de possíveis riscos já levantados pela equipe é a Avenida das Embaúbas, na região central, ponto que possui uma ocorrência histórica de acúmulo de água em dias de chuvas intensas. O subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, José Bruno de Souza, coordenador do órgão estadual, explica que o mapeamento é feito por meio de um veículo aéreo não tripulado, mas controlado remotamente.
"O trabalho da Defesa Civil Estadual, juntamente com a Coordenadoria Municipal aqui de Sinop, durante esta semana, consiste no levantamento das áreas alagáveis durante chuvas intensas, processos erosivos e alguma evidência de movimentação de massa, que seriam os deslizamentos. O trabalho é realizado após levantamento altimétrico da área urbana e visita 'in loco', feito em mapeamento com um drone", explicou.
Após a finalização dessa primeira etapa, o próximo passo será o processamento das informações captadas pelo órgão estadual e, posteriormente, a emissão de relatório e apontamentos necessários para a tomada de decisões pela Prefeitura de Sinop. "Depois, esses dados são processados na Defesa Civil e, em seguida, são enviados os mapas de risco e o relatório detalhado para a Prefeitura e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do município, para que possam, com esses dados, realizar estudos mais aprofundados e buscar melhorar a qualidade de vida da população", comentou o subtenente.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, avalia positivamente a parceria entre o Estado e o Município nessas ações que beneficiam a população como um todo. "Essa é uma ação liderada pela Defesa Civil de Sinop e tem como objetivo buscar o maior número de informações possíveis, que poderão orientar o Município na tomada de decisões futuras. Agradeço a parceria que o Governo do Estado mantém com Sinop e pelo atendimento aos nossos pedidos para que trabalhos como esse sejam realizados e a população seja verdadeiramente beneficiada", disse.
O coordenador da Defesa Civil de Sinop, Pedro Contini, destaca que o objetivo é ajudar Sinop e a população e que ações desse nível precisam ser realizadas em conjunto com quem tem experiência. "A Defesa Civil do Estado tem experiência para lidar com essas situações e nos ajudar nessa identificação. Agradeço à equipe pelo atendimento ao nosso pedido. Sinop possui uma área geográfica nivelada, o que dificulta o escoamento da água da chuva, resultando em acúmulo em pontos específicos quando a chuva é intensa. O mapeamento da Defesa Civil de Mato Grosso vai indicar a melhor medida para cada ponto", comentou.
Plano de Contingência Municipal
A Defesa Civil do Estado e de Sinop também iniciaram as tratativas para a construção do Plano de Contingência, um documento estratégico que reúne informações sobre as características históricas e geográficas do município, destaca as áreas de risco identificadas e estabelece as ações a serem desempenhadas para atendimento à população e resposta às emergências.
Notícias dos Poderes
STF suspende decreto da Assembleia Legislativa e retoma cobrança dos servidores de MT
O decreto congelava faturas, juros, parcelamentos, negativação e qualquer cobrança ligada a contratos como cartão consignado, CDC e outros créditos descontados em folha.
11 de Dezembro de 2025 as 17h30Carteira de motorista: emissão da CNH será de graça apenas para a versão digital
Com novas regras, impressão do documento passa a ser opcional
11 de Dezembro de 2025 as 17h12Sentença de juiz de Sinop contradiz entendimento dos tribunais
Advogados listam 5 decisões no último ano opostas ao entendimento do magistrado
11 de Dezembro de 2025 as 16h10MT terá protagonismo na nova gestão nacional do IBAJUD
11 de Dezembro de 2025 as 12h05Moradores de Cuiabá e Alta Floresta ganham R$ 100 mil no Nota MT
11 de Dezembro de 2025 as 11h07Detran-MT inicia ajustes para se adequar às novas regras da CNH
De acordo com o órgão, as mudanças são pontuais e ocorrerão de forma gradual e planejada
11 de Dezembro de 2025 as 10h30Bombeiros salvam filhote de cachorro que caiu em cisterna com água
Após o resgate, o cão foi devolvido ao dono, que ficou responsável pelos cuidados necessários ao animal
11 de Dezembro de 2025 as 08h33Motociclista cai na pista e é atropelado por carreta na BR-163
O trecho precisou ser interditado para o trabalho da perícia
10 de Dezembro de 2025 as 20h34