Levantamento das áreas
Defesa Civil Estadual e Municipal iniciam mapeamento das áreas de risco de Sinop
Geral | 11 de Dezembro de 2025 as 10h 02min
Fonte: Assecom

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - através da Coordenadoria da Defesa Civil de Sinop -, em parceria com o Órgão Estadual de Proteção e Defesa Civil, iniciou na tarde de ontem (10) os trabalhos de mapeamento e identificação das áreas e locais de risco (possíveis deslizamentos, crateras e alagamentos). Os trabalhos seguirão até sábado (13).
Uma das áreas e/ou pontos de possíveis riscos já levantados pela equipe é a Avenida das Embaúbas, na região central, ponto que possui uma ocorrência histórica de acúmulo de água em dias de chuvas intensas. O subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, José Bruno de Souza, coordenador do órgão estadual, explica que o mapeamento é feito por meio de um veículo aéreo não tripulado, mas controlado remotamente.
"O trabalho da Defesa Civil Estadual, juntamente com a Coordenadoria Municipal aqui de Sinop, durante esta semana, consiste no levantamento das áreas alagáveis durante chuvas intensas, processos erosivos e alguma evidência de movimentação de massa, que seriam os deslizamentos. O trabalho é realizado após levantamento altimétrico da área urbana e visita 'in loco', feito em mapeamento com um drone", explicou.
Após a finalização dessa primeira etapa, o próximo passo será o processamento das informações captadas pelo órgão estadual e, posteriormente, a emissão de relatório e apontamentos necessários para a tomada de decisões pela Prefeitura de Sinop. "Depois, esses dados são processados na Defesa Civil e, em seguida, são enviados os mapas de risco e o relatório detalhado para a Prefeitura e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do município, para que possam, com esses dados, realizar estudos mais aprofundados e buscar melhorar a qualidade de vida da população", comentou o subtenente.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, avalia positivamente a parceria entre o Estado e o Município nessas ações que beneficiam a população como um todo. "Essa é uma ação liderada pela Defesa Civil de Sinop e tem como objetivo buscar o maior número de informações possíveis, que poderão orientar o Município na tomada de decisões futuras. Agradeço a parceria que o Governo do Estado mantém com Sinop e pelo atendimento aos nossos pedidos para que trabalhos como esse sejam realizados e a população seja verdadeiramente beneficiada", disse.
O coordenador da Defesa Civil de Sinop, Pedro Contini, destaca que o objetivo é ajudar Sinop e a população e que ações desse nível precisam ser realizadas em conjunto com quem tem experiência. "A Defesa Civil do Estado tem experiência para lidar com essas situações e nos ajudar nessa identificação. Agradeço à equipe pelo atendimento ao nosso pedido. Sinop possui uma área geográfica nivelada, o que dificulta o escoamento da água da chuva, resultando em acúmulo em pontos específicos quando a chuva é intensa. O mapeamento da Defesa Civil de Mato Grosso vai indicar a melhor medida para cada ponto", comentou.
Plano de Contingência Municipal
A Defesa Civil do Estado e de Sinop também iniciaram as tratativas para a construção do Plano de Contingência, um documento estratégico que reúne informações sobre as características históricas e geográficas do município, destaca as áreas de risco identificadas e estabelece as ações a serem desempenhadas para atendimento à população e resposta às emergências.
Notícias dos Poderes
Menino de 10 anos é encontrado com vida após ficar oito horas à deriva em praia de São Pedro da Aldeia
Criança entrou em um caiaque particular para um passeio em família e foi levada pelo vento; resgate mobilizou bombeiros, Marinha e pescadores, caso ocorreu neste domingo (11).
12 de Janeiro de 2026 as 19h3648 mil presos deixaram cadeias no fim do ano, e quase 2 mil não voltaram
Número de foragidos representa 4% do total. Levantamento considera dados de 17 estados e do DF
12 de Janeiro de 2026 as 15h42Inmet tem alerta de temporais e máxima chega a 39ºC em MT
12 de Janeiro de 2026 as 15h31Juíza condena 12 por esquema com postos; empresária é absolvida
O esquema foi investigado na Operação Jumbo; as penas aplicadas ultrapassam 130 anos de prisão
12 de Janeiro de 2026 as 15h08Ação sobre venda de decisões no STJ entra em hiato após um ano
Lobista suspeito de operar esquema está preso e defesa aguarda soltura ou prisão domiciliar
12 de Janeiro de 2026 as 14h41Turista morre após ter braço arrancado por tubarão no Caribe
Arlene Lillis, que tinha 56 anos, foi socorrida, mas não resistiu à perda de sangue
12 de Janeiro de 2026 as 06h21Após dias de calor intenso, semana começa com alerta de tempestade em boa parte do país
12 de Janeiro de 2026 as 06h18Influencer, indígena de MT mostra rotina com Hilux e Iphone; veja
Max faz parte do povo Enawenê-nawê, que habita na região noroeste de Mato Grosso
11 de Janeiro de 2026 as 19h06