Caso Zampieri
Defesa cita câncer de boca, mas TJ nega domiciliar a coronel
Geral | 17 de Abril de 2025 as 07h 11min
Fonte: Mídia News

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou habeas corpus e manteve a prisão do coronel do Exército Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas, apontado como financiador do assassinato do advogado Roberto Zampieri, ocorrido em Cuiabá.
A decisão foi assinada pelo desembargador Paulo Sérgio Carreira de Souza, da Segunda Câmara Criminal, nesta quarta-feira (16). A íntegra, no entanto, ainda não foi disponibilizada.
No pedido de habeas corpus, a defesa do coronel solicitava a substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar, alegando problemas de saúde.
Os advogados argumentam que Vargas apresenta um quadro clínico grave, incluindo câncer na boca, problemas cardíacos e renais (com formação de cálculos), além de ter passado por artroplastia no joelho, o que compromete sua mobilidade.
A defesa sustenta que, diante da gravidade de seu estado de saúde, a prisão domiciliar seria a única alternativa viável, uma vez que o sistema prisional não teria condições de garantir sua sobrevivência.
Atualmente, Caçadini encontra-se detido no 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Cuiabá.
O MidiaNews apurou que o desembargador manteve a decisão de primeira instância, que também negou o pedido de prisão domiciliar, com base no fato de que o coronel está recebendo acompanhamento médico especializado na unidade militar.
Além disso, avaliação clínica indicou que o câncer, embora requeira cuidados, é considerado de baixa agressividade e com reduzido potencial metastático.
O crime
Zampieri foi assassinado na noite de 5 de dezembro de 2023, quando deixava seu escritório no Bairro Bosque da Saúde.
Ele havia acabado de entrar em seu carro, um Fiat Toro, quando foi surpreendido pelo assassino e baleado dez vezes.
Além do coronel, também são réus pelo crime e estão presos o empresário Hedilerson Fialho Martins Barbosa, acusado de ser o intermediário, e o pedreiro Antônio Gomes da Silva, que confessou ter atirado e matado a vítima.
Notícias dos Poderes
Governo de MT prorroga incentivos fiscais para o comércio e garante competitividade
Empresas varejistas e atacadistas, bares, restaurantes, lanchonetes e contribuintes de outros segmentos poderão usufruir da redução
30 de Abril de 2025 as 17h44OAB Sinop alerta advocacia para aumento de casos do Golpe do Falso Advogado
Ordem lançou plataforma de verificação contra a prática criminosa
30 de Abril de 2025 as 15h22Nova autorização prevê desapropriação de 95 mil m² às margens da BR
Rota do Oeste afirma que área efetiva da construção será de 34 mil metros quadrados
30 de Abril de 2025 as 15h00Homem resgatado do Monte Fuji retorna à montanha dias depois — e pede resgate de novo
O caso do estudante gerou discussões nas redes sociais, com muitos pedindo que ele fosse responsabilizado, especialmente por seu segundo pedido de resgate
30 de Abril de 2025 as 14h22Criança danifica quadro de Rothko avaliado em R$ 318 milhões durante visita a museu na Holanda
Obra foi tirada de exibição em Roterdã
30 de Abril de 2025 as 14h20Encerra em 30 dias prazo para municípios conseguirem doações de maquinários
30 de Abril de 2025 as 14h00UFMT de Sinop já formou mais de 300 médicos
Cerca de 60% dos médicos formados pela instituição acabam atuando no município
30 de Abril de 2025 as 11h24Homenagem ao trabalho do bem: pedreiro que ficou famoso no Brasil, entrega novas casas em Cuiabá
Até agora foram construídas 16 casas em dez anos. Nova parceira do projeto, Energisa garante fiação, padrões de energia e eletrodomésticos para famílias
30 de Abril de 2025 as 11h09