Desdobramentos
Decisão de desembargador teria motivado execução de Zampieri, afirma MPE
O "estopim" no conflito fundiário teria sido uma decisão que deu posse de uma área de 4,5 mil hectares ao cliente de Zampieri
Geral | 20 de Junho de 2024 as 11h 21min
Fonte: J1 Agora

O ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luis Felipe Salomão afirmou nesta semana que a motivação para a execução do advogado Roberto Zampieri teria sido uma decisão do desembargador Sebastião Moraes Filho sobre uma disputa de terras em Paranatinga (373 km ao sul de Cuiabá). A informação chegou ao CNJ através de uma petição do Ministério Público do Estado (MPE).
Salomão falou sobre a questão na decisão em que negou o pedido da família de Zampieri, do escritório do advogado e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a devolução de seu celular, assim como a destruição de todos os dados extraídos do aparelho.
O "estopim" no conflito fundiário teria sido uma decisão do desembargador que deu posse de uma área de 4,5 mil hectares em Paranatinga ao cliente de Zampieri. A fazenda Lagoa Azul está avaliada em R$ 5,9 milhões e a briga na Justiça durou meses, com a última decisão do caso em maio de 2023.
"Consoante informa o Ministério Público em sua peça inicial, as pessoas mencionadas na informação supra (Aníbal e Elenice) figuram efetivamente como investigadas no IP [inquérito policial] Complementar em andamento, inclusive foram decretadas as suas prisões temporárias (...) No bojo da mesma representação, o MPMT também faz referência à decisão proferida pelo desembargador Sebastião de Moraes Filho, do TJMT, que teria sido o 'estopim' para a ordem de execução da vítima", diz trecho da decisão.
Ao negar a devolução do celular, o ministro determinou ainda que o juiz auxiliar Wellington da Silva Medeiros seja o único responsável pelos materiais extraídos do aparelho. "Para a Secretaria Processual do CNJ, determino a instauração de pedido de providência, que tramitará sob sigilo, para o registro e tratamento das informações encaminhadas pelo Juízo da 12ª Vara Criminal de Cuiabá, devendo figurar nos polos ativo e passivo a Corregedoria Nacional de Justiça".
Assassinato
Roberto Zampieri foi executado com 10 tiros em 5 de dezembro de 2023, em frente ao seu escritório no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. Câmeras de segurança na rua onde ocorreu o crime registraram a movimentação do assassino, que usou uma caixa revestida com um saco plástico para esconder a arma e abafar o som do tiro.
Apontado como executor do homicídio, Antônio Gomes, segundo as investigações, recebeu R$ 40 mil pelo trabalho. Ele monitorou os passos do advogado por 30 dias para escolher o melhor momento para cometer o crime. Além de Antônio foram indiciados pelo assassinato Hedilerson Barbosa, que seria o suposto intermediador entre o mandante e o criminoso e que também forneceu a arma, e Etevaldo Caçadini, suposto financiador do crime.
Notícias dos Poderes
Advogada presidente da Comissão da OAB é presa após invadir casa e agredir três irmãs em Sinop
Polícia Militar foi acionada após uma das vítimas descobrir uma traição do marido durante uma festa que acontecia na casa de Daline Bueno Fernandes.
18 de Maio de 2025 as 12h44Padre espanhol é encontrado morto em quarto de hotel de Cuiabá
Polícia aguarda laudo da perícia para confirmar se a morte foi natural; embaixada dos EUA foi acionada
18 de Maio de 2025 as 18h31Prodígio argentino de 17 anos fica paraplégico após acidente com outro nadador no aquecimento
Lesão aconteceu no momento que antecede as provas, quando os atletas praticam largadas mergulhando de cabeça na piscina
18 de Maio de 2025 as 14h24Motorista morre afogado após carro invadir a Orla do Porto e cair no Rio Cuiabá
18 de Maio de 2025 as 13h37Governo de MT entrega cestas de alimentos e brinquedos a famílias de Sinop
Em apenas 48 horas, ação coordenada pela primeira-dama Virginia Mendes levou assistência a mais de 400 famílias em situação de vulnerabilidade
18 de Maio de 2025 as 12h42Engavetamento envolve 8 veículos na BR-163 em Sinop
17 de Maio de 2025 as 12h44‘CPI não resolve nada’, diz Juarez Costa sobre CPMI para investigar rombo do INSS
17 de Maio de 2025 as 12h39Exponorte movimenta Sinop com atrações e shows nacionais
Após oito anos, evento retorna com rodeio, shows, parque de diversões e palestras; impacto é sentido no comércio e na economia local
16 de Maio de 2025 as 13h54