Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 13 de Julho de 2024

Menu

Projeto social

De Olho No Futuro: Mutirão para atendimento a estudantes de Sinop e região será neste domingo (23)

Mais de 15.000 crianças já foram atendidas em nove edições

Geral | 20 de Junho de 2024 as 09h 54min
Fonte: Assessoria

Foto: Assessoria

Em nove edições, mais de 15.000 crianças já foram atendidas. A projeção agora é atender outros municípios do estado.

Além de Sinop, a 9ª edição do projeto social “De Olho No Futuro” integra os municípios de Santa Carmem e Terra Nova do Norte, com triagem e consultas oftalmológicas aos estudantes do 1º ano do ensino fundamental das escolas públicas.

Neste domingo (23) o projeto receberá os estudantes previamente avaliados com dificuldades visuais, para consulta detalhada com os médicos parceiros. O mutirão será realizado a partir das 7h30 no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, localizado na Avenida dos Tarumãs com Rua das Orquídeas, que será fechada para receber as famílias.

Em 2024 os voluntários avaliaram cerca de 2.500 crianças de 25 escolas públicas de Sinop e aproximadamente 700 devem comparecer à ação de domingo. Terra Nova do Norte está finalizando o processo de triagem, já em Santa Carmem cerca de 116 alunos foram avaliados.

“O De Olho No Futuro se expandiu junto com Sinop e nós como instituição de saúde avançamos nas questões sociais. No ano em que o município completa 50 anos, o projeto também passa a ser realizado pelo Instituto Dois Pinheiros, criado para agregar todas as ações sociais da instituição, para avançarmos ainda mais em nível estadual”, destacou Douglas Yanai, um dos fundadores do projeto e diretor técnico do Dois Pinheiros.

O projeto social é realizado desde 2015 e dividido por etapas. Na primeira delas, os acadêmicos e professores da Universidade Federal de Mato Grosso vão até as escolas avaliar as crianças. Na segunda etapa, os estudantes com dificuldades passam pelo mutirão, realizado no Dois Pinheiros. Por último, os estudantes que precisarem utilizar óculos de correção recebem as lentes e a armação, tudo sem custo às famílias.

“A criança está na fase de alfabetização, é ali que identificamos várias questões e às vezes ela não aprende porque não enxerga. A escola faz essa identificação, porém algumas famílias têm dificuldades em buscar um médico para resolver isto [...] o projeto dentro da escola é essencial”, destacou Célia Regina Marcari, diretora da Escola Lizamara, em Sinop.

Ao todo, mais de 15.000 crianças da rede municipal de ensino já foram atendidas. O “De Olho no Futuro 2024”, é realizado pelo Instituto Dois Pinheiros e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com apoio do Rotary Sinop Teles Pires, Unicred, Óticas Carol, Unimed, Vidraçaria Guaporé, Laboratório Santa Mônica e Black White Comunicação.

Sobre o Instituto Dois Pinheiros:

O Instituto Dois Pinheiros, é uma associação sem fins lucrativos, criada para expandir os projetos sociais do Hospital, como o Projeto Xingu com a UFMT, De Olho no Futuro, Jornada do Aleitamento Materno, Curso de Gestantes, Dia de olhar o Outro, e também para atender bebês e crianças em situação de vulnerabilidade.