Projeto
De Olho No Futuro completa 10 anos de atividades
Com quatro cidades atendidas no próximo fim de semana e a possibilidade chegar a novas regiões
Geral | 05 de Junho de 2025 as 12h 32min
Fonte: Raoni Vendrame - Assessoria

No próximo domingo (8) será realizada a décima edição do projeto De Olho No Futuro, uma iniciativa que une a UFMT Sinop, Instituto Dois Pinheiros, Rotary Club Sinop Teles Pires, e outros parceiros de instituições públicas e privadas.
Neste ano de (2025), já foram realizadas quase 3.400 triagens em alunos do primeiro ano do ensino fundamental, nos municípios de Sinop, Santa Carmem, Claudia e Terra Nova do Norte.
Foram identificados 1.228 estudantes que precisam passar por novos exames e pouco mais da metade, cerca 722 crianças ou adolescentes, podem ter algum problema que atrapalha os estudos. Dependendo dos exames, elas vão receber óculos de grau, segundo o médico oftalmologista, Douglas Yanai.
“Essa é uma oportunidade para confirmar ou descartar a necessidade do uso de óculos, além de diagnosticar outras condições que podem comprometer a visão dessas crianças no futuro”, explica Yanai, um dos idealizadores do projeto.
O Rotary Club Teles Pires que participa ativamente das atividades, tem a pretensão de contribuir com a causa que se reflete na qualidade do ensino, conforme explica a presidente do Rotary Club Teles Pires, Ayla Rosa.
“As crianças que foram encaminhadas ao mutirão e precisarão de óculos, já sairão com a receita pronta. A Óticas Carol, parceira do projeto, recolhe as prescrições e os óculos serão entregues gratuitamente em agosto. Trata-se de uma doação, sem custo algum para as famílias”, esclarece a presidente.
O De Olho No Futuro está programado para as 7h da manhã do próximo domingo (8), na rua das Rosas, cruzamento com a avenida Tarumãs, região central de Sinop. A rua será fechada para receber os estuantes, pais e responsáveis que terão à disposição: água, cachorro quente, pipoca e picolés.
Médicos voluntários, todos da área e oftalmologia vão receber os estudantes em consultórios nas imediações. Muitos estão desde a primeira edição e juntos já atenderam a quase 25.000 crianças desde o começo do projeto.
A UFMT Sinop vai além das atividades oftalmológicas. Acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia farão orientações às famílias.
O professor Mario Sugizaki que faz parte do quadro da universidade e está no projeto desde a sua idealização, explica que todos os esforços e os bons resultados conquistados, chamaram a atenção de outras instituições e isso pode expandir os serviços.
"Tudo o que a gente faz com amor e dedicação resulta numa vida melhor para as pessoas. E como as boas ações geram novas ações positivas, teremos observadores que se interessaram pelo De Olho No Futuro e querem levar esse modelo para novas regiões de Mato Grosso," detalha Sugizaki.
Está confirmada a presença do presidente da Associação Mato-grossense de Oftalmologia, Helder Rondon Luz. Foi convidado também o Conselho Brasileiro de Oftalmologia que pretende mandar um representante. Ambas as instituições apoiam a expansão dos atendimentos para outras regiões do estado, incluindo a capital Cuiabá.
Notícias dos Poderes
TJMT divulga atos de nomeações de candidatos classificados no concurso público
07 de Setembro de 2025 as 13h45Novos contratos de concessão de Mato Grosso se tornam referência internacional
Contratos são os primeiros do país a preverem adaptação às mudanças climáticas para garantir mais segurança nas estradas concedidas
08 de Setembro de 2025 as 07h39Corpo de Bombeiros resgata sucuri de 5 metros que estava em pátio de empresa
06 de Setembro de 2025 as 23h21Moradora de Sinop morre em tombamento de carreta na BR-163 no Pará
06 de Setembro de 2025 as 23h17Mulher de 44 anos morre engasgada com pedaço de pão dentro de casa em Cuiabá
06 de Setembro de 2025 as 11h22Coçar as costas vira negócio lucrativo em salão de Miami; sessões custam até R$ 700
Empresa familiar oferece “terapia do arranhão” e atrai clientes do mundo todo com sessões que prometem relaxamento profundo
05 de Setembro de 2025 as 16h04Empresário do RS morre 2h após comprar Porsche e retirar carro da concessionária
Jonas Stefanello, de 45 anos, havia buscado o automóvel às 12h e sofreu o acidente por volta de 14h30. Ele era sócio proprietário de quadras esportivas e deixa uma filha de 9 anos
05 de Setembro de 2025 as 16h01STJ demite primeiro servidor envolvido em esquema de venda de decisões para lobista
Márcio José Toledo Pinto foi acusado de vazar decisões em troca de propina; defesa dele não se manifestou
05 de Setembro de 2025 as 15h55