Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 23 de Fevereiro de 2024

Menu

Deu no Washington Post

Cuiabá aparece em lista de cidades que mais vão 'ferver' até 2050

Capital de Mato Grosso deve ter mais de cinco meses do ano com dias de calor extremo, diz estudo

Geral | 20 de Setembro de 2023 as 15h 26min
Fonte: Mídia News

Foto: Divulgação

Cuiabá deve ser uma das capitais brasileiras com maior número de dias com calor extremo até 2050, com 168 dias do ano registrando acima dos 32°C. Isso equivale a mais de cinco meses do ano com dias de níveis de calor extremo.

Na lista, a cidade é a sétima colocada entre as capitais brasileiras. Manaus lidera, com 258 dias de calor extremo no ano.

Os dados são de um estudo divulgado pela organização sem fins lucrativos CarbonPlan e pelo jornal americano The Washington Post, analisando mais de 15 mil cidades pelo Mundo. 

De acordo com o UOL, essa análise leva em consideração diversos fatores para definir calor extremo como a temperatura do ar, a umidade, a radiação e a velocidade do vento.

Nesse estudo foi usada como ponto de partida para determinar um "calor extremamente arriscado" para a saúde humana a temperatura de 32°C.

Belém, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista e Macapá são as outras capitais brasileiras que aparecem em situação pior que a de Cuiabá no ranking.

A primeira da lista geral é Pekanbaru, na Indonésia, que pode ter 344 dias de calor extremo até 2050.

O último mês de agosto em Cuiabá foi 3,4°C mais quente que a média histórica para o mês e a cidade deve enfrentar nos próximos dias os efeitos de uma forte massa de ar quente que atingirá o Brasil e deve ter os termômetros podendo atingir de 43°C a 45°C.

 

Veja abaixo a lista das capitais brasileiras citadas no estudo:

Manaus: 258 dias

Belém: 222 dias

Porto Velho: 218 dias

Rio Branco: 212 dias

Boa Vista: 190 dias

Macapá: 185 dias

Cuiabá: 168 dias

Palmas: 158 dias

Teresina: 155 dias

São Luís: 83 dias

Campo Grande: 39 dias

Rio de Janeiro: 22 dias

Porto Alegre: 8 dias

Florianópolis: 7 dias

Goiânia: 6 dias

Aracaju: 3 dias

João Pessoa: 3 dias

Natal: 3 dias

Salvador: 2 dias

Belo Horizonte: 1 dia