Ataque a confresa
Crime teve investimento de R$ 3,4 mi e planejamento de 2 anos
Polícia já identificou três financiadores do grupo criminoso que aterrorizou Município de MT com roubo
Geral | 10 de Outubro de 2023 as 07h 10min
Fonte: Mídia News

Um balanço da Polícia Civil sobre a operação que investigou o ataque à empresa Brink’s, em Confresa, em abril deste ano, revelou que o grupo criminoso investiu mais de R$ 3,4 milhões no plano. Três financiadores já foram identificados.
“Até o momento aparecem três pessoas importantes na escala de hierarquia desse grupo criminoso. Nós temos um indivíduo importante nessa escala, ele tem família no Maranhão”, disse o delegado titular da Gerência de Combate ao Crime Organizado, Gustavo Belão. Ele não citou nomes.
“Foi identificado que ele possui duas fazendas no Maranhão e foi responsável por auxiliar [no crime]", disse o delegado.
Conforme Belão, este financiador teria feito transferências via Pix para os ladrões usarem no deslocamento, alimentação, vestimenta e moradia.
Segundo a investigação, o crime começou a ser planejado há no mínimo dois anos, relatou um dos integrantes da quadrilha.
Todo o planejamento e armazenamento dos materiais que seriam utilizados no ataque aconteceu na cidade de Redenção (PA).
Para o crime, entre furtos e roubos, a quadrilha conseguiu 10 veículos, entre eles cinco blindados com registro de roubo em São Paulo
“Nós começamos uma peregrinação. Por onde eles passavam, a gente passava a pé atrás. Onde a gente via câmeras de monitoramento da cidade, a gente entrava nas ruas e ia batendo de porta em porta, pedindo às pessoas para chegar as imagens”, contou.
“Foi um trabalho de formiguinha que fizemos durante quase 20 dias até chegar na residência onde esses [criminosos estavam]”.
O caso
A ação do Novo Cangaço em Confresa aconteceu no dia 9 de abril, quando uma quadrilha com cerca de 15 membros invadiu a cidade para roubar a transportadora de valores Brink's.
Durante a ação, eles entraram na base da PM na cidade e atearam fogo em veículos. Apesar de explodirem artefatos dentro da Brink's, eles não conseguiram levar o dinheiro e fugiram para o Para e Tocantins.
Na operação que foi finalizada em maio, após 38 dias de caçada, 18 criminosos foram mortos pelas Forças de Segurança e outros cinco foram presos.
Notícias dos Poderes
Horário de verão vai voltar? Veja o que diz o governo
Ministério de Minas e Energia diz que tema é sempre avaliado pela pasta, mas medida não deve ser retomada este ano
18 de Setembro de 2025 as 15h56Prefeitura de Sinop abre licitação para construção de creche no Residencial Nico Baracat
18 de Setembro de 2025 as 15h20Seguradora terá que indenizar produtor por perda de safra causada por excesso de chuvas
18 de Setembro de 2025 as 14h02Prefeitura de Sinop lança licitação para obras estruturantes do Parque Jardim Botânico
18 de Setembro de 2025 as 10h24Primeira parceria de negócios da MT CONSTRUIR em Sinop é firmada logo na abertura da feira
18 de Setembro de 2025 as 07h41Homem morre após levar descarga elétrica em Sinop
17 de Setembro de 2025 as 22h07Cervejas brasileiras ficam entre as melhores do mundo em competição internacional; veja quais
O European Beer Star, sediado na Alemanha, é considerado um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo
18 de Setembro de 2025 as 07h14SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22