Sinop
CRECI, AELOS, UNESIN e Conselho do Meio Ambiente agem e conseguem revogação das leis que regularizavam ilegalmente loteamento de chácaras em Sinop
Geral | 15 de Março de 2021 as 17h 52min
Fonte: Cristiane Guerreiro- Assessoria de Comunicação

Depois de dois anos de luta o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-MT) juntamente com a Associação das Empresas Loteadoras de Sinop (AELOS), União das Entidades de Sinop (UNESIN) e Conselho do Meio Ambiente conseguiram revogar as leis municipais de número 177/178 de 2019. Nesta última quinta-feira (11) o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso declara inconstitucional as leis que regularizam loteamento de chácaras em Sinop.
Trata-se da criação da Zona Urbana Específica para Regularização das Chácaras de Recreio (ZUECR), onde regularizam loteamentos de chácaras com 3.055 hectares, composto por 16 blocos de áreas.
Segundo o presidente do CRECI, Benedito Odário, na época o Conselho e outras entidades divulgaram nota à imprensa contrária a aprovação da lei. “Buscamos entendimento na época e apontamos irregularidades do projeto, mas infelizmente sem êxito. O projeto foi aprovado na câmara de vereadores e posteriormente sancionado pelo executivo, não houve participação efetiva das entidades e, então o Ministério Público acatou denúncia e finalmente depois de dois anos obtivemos decisão favorável do TJ”, explicou.
As entidades CRECI, AELOS, UNESIN e Conselho do Meio Ambiente não são contrárias a regularização, desde que ocorra de maneira correta. Na denúncia uma das justificativas é que as imagens de satélite, revelam que a maior parte dessas áreas estão na verdade vazias, são áreas ocupadas por mata, lavouras, áreas de reserva legal, e algumas inclusive APP. Deste montante das 32 áreas, somente 3% segundo quantitativo levantados pela AELOS indicam ocupações recentes. Portanto, as leis estão regularizando previamente loteamentos inexistentes para posterior implantação dos mesmos.
Na decisão do TJ, os 13 desembargadores foram favoráveis a derrubada das leis.
Notícias dos Poderes
Vigilância Sanitária revela que MT tem 14 lotes de whisky com suspeita de contaminação por metanol
01 de Novembro de 2025 as 01h51Justiça de Mato Grosso anula multa ambiental de R$ 10 milhões aplicada a produtor rural de Matupá
31 de Outubro de 2025 as 17h08Sema e PM apreendem animais comercializados ilegalmente no norte do estado
A equipe contabilizou aproximadamente 24,37 kg de carne análoga à jacaré e 11,36 kg de minhocuçu
31 de Outubro de 2025 as 16h31STF forma maioria e lei da moratória da soja passa a valer em janeiro
O julgamento está com 7 votos favoráveis e 2 contra. O julgamento estava marcado para terminar às 23h59 de quinta-feira (30)
31 de Outubro de 2025 as 15h25Homem sai do coma e acusa namorada de causar acidente intencional; ele morreu oito meses depois
Daniel Waterman, de 22 anos, relatou à polícia o que realmente aconteceu em suposto acidente
31 de Outubro de 2025 as 15h11De um quarto de hotel, R$ 813 milhões roubados: veja o que a PF já sabe sobre o maior ataque hacker contra o sistema financeiro
Operação com apoio da Interpol tem detenções no Brasil, na Argentina e na Espanha e mira os autores do roubo de dinheiro de reservas de instituições financeiras usadas para operar o Pix
31 de Outubro de 2025 as 09h57Mato Grosso é único estado da Amazônia Legal com aumento no desmatamento em um ano
Outros estados apresentaram reduções significativas no número de desmatamentos no mesmo período. No ano, houve redução de 11,08% na Amazônia e 11,49% no Cerrado
31 de Outubro de 2025 as 09h50Jovem de 28 anos morre em acidente de moto ao voltar para casa para amamentar filha
Motociclista voltava para casa para amamentar a filha de quatro meses quando foi atingida por um carro que tentava fazer um retorno.
31 de Outubro de 2025 as 09h46