Parceria
Corretores farão a avaliação de mercado dos imóveis dos cartórios
Termo de cooperação entre CRECI e TJ foi assinado para estabelecer a norma
Geral | 10 de Maio de 2021 as 14h 56min
Fonte: Cristiane Guerreiro- Assessoria de Comunicação

Em Mato Grosso a avaliação do valor da locação dos prédios dos cartórios é atribuição do corretor avaliador. A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 03/05, após assinatura do Termo de Cooperação entre Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (CRECI/MT) e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT). A Presidente do TJ/MT, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas e o Presidente do CRECI/MT, Benedito Odário, realizaram a assinatura do Termo de Cooperação.
O objetivo do termo de cooperação firmado é disponibilizar ao poder judiciário o parecer dos valores médios de locação de imóveis contratados por registradores e notários interinos. A corregedoria do TJ/MT enviará ao CRECI a relação com os nomes dos municípios e endereços onde há registradores e interinos, e o CRECI por meio dos corretores avaliadores elaborará a média dos valores de locação de cada imóvel na região situada os cartórios extrajudiciais interinos. Elaborando, inclusive, laudos quando houver novas locações de imóveis ou renovação das existentes.
Segundo o Juiz de Direito, Corregedor Auxiliar do TJ/MT, Eduardo Calmon, o termo de cooperação é de extrema importância para a sociedade e traz economicidade aos cofres públicos. “Os registradores e notários interinos não têm conhecimento para avaliar se o imóvel locado é economicamente viável, por isso é fundamental o laudo de avaliação mercadológica do profissional habilitado. Quem conhece o mercado imobiliário são os corretores, e são eles que podem auxiliar o judiciário quanto ao valor do imóvel. Essa parceria traz zelo pelo dinheiro público, pois garante se o imóvel é compatível com o valor de mercado, e evita o superfaturamento das locações dos prédios dos cartórios”, pontuou.
De acordo com o presidente do CRECI, Benedito Odário, essa parceria inédita com o TJ/MT é o reconhecimento da corregedoria por meio do Corregedor-geral, Desembargador José Zuquim e do Juiz de Direito, Corregedor Auxiliar, Eduardo Calmon, de que o corretor é o profissional com capacitada técnica para realizar avaliação do valor da locação dos prédios dos cartórios.
“É um grande feito para a classe, pois fortalece ainda mais a profissão de corretor avaliador. Os profissionais que realizarão o trabalho vão receber atestado de capacidade técnica, e poderão ser escolhidos para realizar avaliações judiciais nos processos em tramitação. Estamos abrindo o campo de atuação dos corretores, é um ganho extraordinário”, avaliou o presidente do CRECI.
O termo de cooperação cumpre decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), via agravo Nº 708.474, de que a perícia em avaliação de imóveis é de competência do corretor de imóveis, e reforça o art. 3º da Lei 6.530/78, que regulamenta a profissão de corretor de imóveis.
Notícias dos Poderes
CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18Oito cidades de Mato Grosso terão provas do CNU; salários chegam a R$ 9,3 mil
Segunda edição do CPNU tem inscrições abertas até 20 de julho; estado pode ter vagas no INSS, MDA e Agência de Mineração
03 de Julho de 2025 as 16h06Toyota Hilux 2026 tem novo design vazado; o que esperar?
Novidades surgiram na Ásia, onde a Toyota (e a Hilux) são fortíssimas
03 de Julho de 2025 as 15h44STF valida tomada de bens sem ordem judicial em caso de inadimplência
Maioria dos ministros votou a favor do Marco Legal das Garantias, que permite que bancos e credores peguem imóveis e veículos
03 de Julho de 2025 as 12h23Soldado maranhense tem perna amputada ao pisar em mina na guerra da Ucrânia
03 de Julho de 2025 as 11h28Os 10 carros com as peças mais baratas do Brasil em 2025
Valor da cesta de peças deve ser levado em consideração na hora da compra de um carro; veja as que têm menor custo no Brasil
03 de Julho de 2025 as 11h14