Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 24 de Maio de 2024

Menu

Parceria

Corpo de Bombeiros e CIOPAer atuam em simulado de emergência da Usina Hidrelétrica Sinop

O treinamento é uma ação preventiva para funcionários e terceirizados da companhia

Geral | 16 de Abril de 2024 as 10h 35min
Fonte: Luiza Azevedo - Sinop Energia

Foto: Sinop Energia

Esta semana, a Sinop Energia, em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) realizou o primeiro simulado realístico de emergência da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Os exercícios de resgate foram feitos de forma totalmente preventiva e buscaram trazer o máximo possível de elementos de forma realista, utilizando até mesmo um helicóptero simulando o que aconteceria em uma situação de risco real na usina.

Durante o simulado os colaboradores tiveram a oportunidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos em treinamentos e aferir os procedimentos de segurança implementados. Os cenários usados como exemplo para as medidas de primeiros socorros e resgate foram choque elétrico e a queda de altura acidental ocasionando em vítimas de estado leve e grave. Entre as ações praticadas no simulado estavam o acionamento do socorro externo tanto por via terrestre quanto aérea, reanimação cárdio pulmonar, contenção de hemorragias e imobilização de membros, por exemplo.

"Este procedimento faz parte das medidas de segurança da empresa para instruir os funcionários frente a uma situação sensível de emergência. Para deixar tudo o mais realista possível, contamos com a participação de agentes externos durante toda a ação”, afirmou Elias Puntel, Brigadista coordenador do simulado.

A Sinop Energia está comprometida com a segurança. A empresa investe no acompanhamento constante de aspectos estruturais, técnicos e operacionais, garantindo uma gestão engajada com a proteção de todos, o que reflete em ótimos resultados.

“No mês em que comemoramos o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho (28/4), reforçamos a importância de estarmos bem-preparados para as adversidades que podem surgir. Novamente, cumprimos com eficiência mais uma etapa de preparo na segurança da UHE Sinop, que preza pelo bem-estar de todos os seus funcionários e colaboradores”, comentou Carlos Boscaini, diretor-presidente da Sinop Energia.

Lucas de Sousa Brito, capitão do 4º BBM, ressalta a importância do simulado na identificação de melhorias nos protocolos de resposta. “Ao realizar o exercício, foi possível avaliar de forma mais precisa o desempenho da equipe e identificar áreas que podem ser aprimoradas. Através desse processo de avaliação e análise, o propósito da ação é garantir que os protocolos estejam alinhados com as necessidades reais e que a equipe esteja preparada para enfrentar situações de emergência de forma eficiente e segura”, destacou.

 

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Brasil (51%) e Eletrobras (49%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.