Precaução
Corpo de Bombeiros de MT alerta para golpe de e-mails fraudulentos
Pessoas sem vínculo com o CBMMT estão se passando por bombeiros militares
Geral | 30 de Agosto de 2024 as 15h 33min
Fonte: Assessoria - CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforça o alerta à sociedade sobre um golpe que está circulando por meio de e-mails fraudulentos atribuídos à corporação. Pessoas sem vínculo com o CBMMT estão se passando por bombeiros militares para enganar os cidadãos com boletos falsos e links suspeitos.
Esse golpe está sendo aplicado em todo o território nacional utilizando o nome dos Corpos de Bombeiros Militares de diversos Estados, e agora também em Mato Grosso. Por meio desses e-mails fraudulentos, os golpistas fornecem informações falsas sobre serviços de prevenção contra incêndio e pânico para dar credibilidade às mensagens.
Eles simulam notificações de vistoria, incluindo até mesmo a data em que supostamente ocorreria, e detalham possíveis irregularidades da edificação e a aplicação de multas. Esses e-mails são uma fraude destinada a fazer com que o cidadão clique em links suspeitos, acreditando que está regularizando a edificação, mas, na verdade, acaba tendo informações, dados pessoais e confidenciais roubados.
Portanto, o CBMMT alerta sobre os riscos de interagir com esses e-mails fraudulentos e reforça que não utiliza e-mail para comunicações relacionadas a cobranças financeiras. Ou seja, a corporação não gera boletos, muito menos faz o envio do documento de cobrança durante notificações digitais.
Para evitar ser vítima desse golpe, o CBMMT recomenda que o cidadão verifique atentamente o remetente do e-mail, que deve seguir o padrão institucional e oficial de domínio "@cbm.mt.gov.br". À primeira suspeita de fraude, é aconselhado bloquear imediatamente o remetente para evitar transtornos.
Em caso de dúvidas, o cidadão pode acessar o site oficial do CBMMT, na aba de serviços técnicos, enviar um e-mail para sstbm@cbm.mt.gov.br ou entrar em contato com a Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP) pelo WhatsApp (65) 9.8164-0364 para obter informações sobre regularização de edificação, vistorias, taxas e outros assuntos relacionados.

Notícias dos Poderes
Agência de Sinop fatura 6 troféus em prêmio bi-estadual de publicidade
Criarte foi a única empresa de Mato Grosso a vencer em mais de uma categoria
08 de Novembro de 2025 as 15h01Acidente entre carro e carretas deixa um morto e dois feridos
Acidente foi registrado na BR-163 em Lucas do Rio Verde; condutor do utilitário morreu ainda no local
08 de Novembro de 2025 as 14h02Thaciel Camargo defende interiorização e valorização da classe contábil no CRC-MT
08 de Novembro de 2025 as 12h06Batida entre carreta e veículo da Unemat deixa 3 feridos em MT
Vítimas precisaram de atendimento médico
07 de Novembro de 2025 as 18h23Colisão frontal na BR-163 entre Sorriso e Sinop mata motorista
PRF alerta para riscos durante obras de duplicação
07 de Novembro de 2025 as 17h27Sema apreende 47 kg de pescado irregular no primeiro mês do defeso da piracema
A pesca amadora e profissional está proibida em todos os rios do estado desde 1º de outubro e se estenderá até o dia 31 de janeiro do ano que vem
07 de Novembro de 2025 as 17h02Governo sorteia ingressos para corrida da Stock Car
“É Mato Grosso no circuito internacional”, afirma governador. Sorteio foi realizado nesta sexta-feira (7.11), na sede do Ministério Público
07 de Novembro de 2025 as 16h04Saiba como advogada de MT, esposa de lobista, triunfou no STJ
Mulher de pivô do escândalo de sentenças concentra processos no gabinete do ministro Moura Ribeiro
07 de Novembro de 2025 as 15h32