Micro e pequenas empresas
Contribuintes devem aderir ao Simples Nacional e regularizar pendências até 31 de janeiro
Caso seja deferido, o enquadramento no regime tributário retroage a 1º de janeiro
Geral | 17 de Janeiro de 2024 as 13h 20min
Fonte: Lorrana Carvalho | Sefaz-MT
As microempresas e empresas de pequeno porte têm até dia 31 de janeiro de 2024 para optar pelo regime simplificado de tributação, o Simples Nacional. Os contribuintes também devem, dentro do prazo estabelecido, regularizar quaisquer situações impeditivas, como possuir débitos junto à Secretaria de Fazenda (Sefaz) ou irregularidades cadastrais.
Além de pendências com o Fisco Estadual, também impedem a adesão ao Simples Nacional irregularidades junto às administrações federal e municipal. Para verificar se existem pendências e qual ente deverá procurar para regularizar, o contribuinte deve acessar o site do Simples Nacional, após solicitar a adesão ao regime, e selecionar a opção “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”. O procedimento consta no Comunicado CGSN/SE nº 13, da Receita Federal.
Caso não haja irregularidades, o pedido será deferido, retroagindo a 1º de janeiro de 2024. Em relação às adesões indeferidas, a Sefaz fará a divulgação dos contribuintes que tiveram a solicitação negada a partir de 19 de fevereiro, por meio da publicação do Termo de Indeferimento.
Para integrar o regime de tributação simplificado, às micro e pequenas empresas não podem exceder o valor limite da receita bruta anual, além de não possuir débitos junto à Sefaz ou inscritos em Dívida Ativa, sob a gestão da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Também são considerados irregulares passíveis de ter o enquadramento indeferido a omissão na entrega da GIA-ICMS e/ou arquivos da Escrituração Fiscal Digital (EFD).
As micro e pequenas empresas que apresentam restrições relacionadas ao cadastro como, por exemplo, ter inscrição estadual cassada, também terão o pedido de enquadramento ao Simples Nacional indeferido.
Caso tenha a sua solicitação de enquadramento indeferida, o contribuinte poderá consultar os motivos determinantes do indeferimento entre os dias 19 e 23 de fevereiro. As informações serão disponibilizadas de forma eletrônica, por meio do contador responsável pela empresa e pelo site da Secretaria de Fazenda.
Aqueles contribuintes que quiserem contestar o não enquadramento ao Simples Nacional deverão recorrer da decisão até o dia 22 de abril de 2023. O recurso deve ser formalizado por meio do Sistema e-Process, utilizando o modelo de formulário “Simples Nacional – Impugnação do Indeferimento do Enquadramento no Regime”. No processo é imprescindível apresentar documentos que comprovem a regularidade fiscal e cadastral.
O Simples Nacional é um regime especial unificado de arrecadação de tributos e contribuições que reduz a carga tributária, além de simplificar as obrigações acessórias. A possibilidade de recolher impostos e taxas federais, estaduais e municipais, em uma única guia, reduz a burocracia e facilita o controle financeiro, proporcionando o desenvolvimento de pequenos negócios.
Todos os prazos e procedimentos referentes à adesão Simples Nacional e ao indeferimento do enquadramento constam na Portaria nº 259/2023, da Secretaria de Fazenda. Dúvidas podem ser sanadas por meio dos canais de atendimento aos contribuintes, disponíveis no site da secretaria.
Notícias dos Poderes
Face invisível da violência contra a mulher, abuso psicológico é tema de evento da ALMT
12 de Setembro de 2024 as 00h40Governo convocará 296 aprovados em concurso da SES nesta semana
De acordo com deputado, os documentos necessários para a nomeação dos primeiros aprovados já estão na Secretaria de Planejamento (Seplag-MT), aguardando publicação
11 de Setembro de 2024 as 19h442º edição do Banho Assistido no Festival de Praia será neste sábado (14)
11 de Setembro de 2024 as 19h39Sorteio do Nota MT distribuirá R$ 900 mil em prêmios nesta quinta-feira
11 de Setembro de 2024 as 19h32Governo e Nova Rota inauguram mais 18 km de duplicação da BR-163 e dão início a obra entre Sorriso e Sinop
A cerimônia de assinatura será em Sorriso, às 16h, no km 749 da BR-163, com governador Mauro Mendes
11 de Setembro de 2024 as 19h29Três trabalhadores sofrem descarga elétrica em fio de alta tensão na BR-163 em Nova Mutum
Vítimas foram encaminhadas ao hospital.
11 de Setembro de 2024 as 17h44Sorriso: Grávida morre após ser forçada ter bebê em parto normal
Caso foi registrado no último final de semana
11 de Setembro de 2024 as 14h52Empresário investigado por lavagem bilionária por meio de garimpos em MT coleciona animais empalhados
Na casa do criminoso, a Polícia Federal encontrou espécies como leão, girafa, hipopótamo e outros.
11 de Setembro de 2024 as 14h19