Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Mercado de trabalho

Contratações de jovem aprendiz em Mato Grosso sobem 125% em um ano

No país também houve o crescimento de 33%

Geral | 27 de Fevereiro de 2024 as 07h 20min
Fonte: O documento

Foto: Divulgação

As oportunidades do primeiro emprego para jovens de até 17 anos e cursando o ensino médio foram 125% maiores em 2023 em relação a 2022, conforme o Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. No ano passado, 1.430 novas vagas para jovens aprendizes foram criadas em Mato Grosso, sendo 41 deles estrangeiros.  Já em 2022 o saldo positivo foi de 635 novas vagas.

No país também houve o crescimento de 33% atingindo 54.034 novas vagas para jovens de até 17 anos, contra o saldo positivo de 40.479 em 2022. De acordo com dados recentes divulgados pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), a busca por oportunidades de trabalho como Jovem Aprendiz registrou um aumento de 65% em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os números revelam um aumento significativo, com o número de currículos cadastrados na plataforma do BNE subindo de 7.431 para 12.268 durante o período em análise. Somente para Cuiabá e Várzea Grande há 33 vagas em aberto na plataforma do BNE para jovens aprendizes.

O diretor de Operações (COO) do BNE, Jorge Tortato atribui esse aumento da procura por vagas de Jovem Aprendiz no início do ano a diversos fatores. Ele destaca, por exemplo, a disponibilidade de tempo dos estudantes durante o período de férias escolares e a abertura de novas vagas por parte das empresas como impulsionadores desse crescimento.

“O mercado de trabalho se mostrou mais aquecido em comparação ao final de 2023. Este aumento na atividade econômica se traduz em um aumento na demanda por mão de obra, o que gera oportunidade também para quem está começando”, diz

As profissões de auxiliar administrativo e recepcionista figuram entre as mais buscadas pelos candidatos, representando, em conjunto, 49,9% do total das 10 áreas mais procuradas em 2024.

O BNE é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias.