Entregues ao TCE
Contas de 2024 do Governo de MT destacam expansão de investimentos e nota máxima em gestão fiscal
Prestação de contas reforçam que Estado mantém baixo endividamento e alta aplicação em ações ou obras públicas
Geral | 03 de Abril de 2025 as 17h 43min
Fonte: Secom -MT

O relatório das contas do exercício de 2024 do Governo de Mato Grosso, entregues ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta quarta-feira (2.4), destacou que o Estado manter os investimentos altos e também a nota máxima em gestão fiscal.
Conforme o relatório, o Governo de Mato Grosso obteve a nota A+ na Capacidade de Pagamento (Capag), concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional. A classificação é a mais alta e indica que Mato Grosso mantém baixo endividamento, boa liquidez e geração de poupança.
A prestação das contas também destacou que o Estado arrecadou R$ 39,129 bilhões em 2024, investindo R$ 5,731 bilhões, o que representa cerca de 18% do que foi arrecadado. Os recursos foram aplicados em áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura.
O relatório das contas do governo reúne os principais resultados fiscais, orçamentários e financeiros do exercício de 2024 e demonstram o cumprimento de todas as metas legais e constitucionais.
Para o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, os resultados das contas de 2024 refletem uma gestão fiscal sólida, com impactos reais na vida da população.
“Cumprimos todas as metas fiscais e investimos pesado em saúde, educação e infraestrutura, garantindo avanços reais para a população mato-grossense. Seguimos firmes com responsabilidade e transparência na gestão dos recursos públicos, o que nos permitiu manter a nota A+ e continuar trabalhando para manter Mato Grosso cada vez mais sólido e eficiente”, destacou.
Durante o ato de entrega, o governador Mauro Mendes também ressaltou o desempenho do Estado e os avanços obtidos nos últimos anos com a manutenção das contas públicas equilibradas.
“Entregamos o relatório das contas de governo demonstrando o cumprimento de todos os índices e a performance que o Estado tem alcançado ao longo dos anos, mais notadamente nas contas de 2024. O governo está cumprindo os seus índices constitucionais, mantendo a nota A+ na Secretaria Nacional do Tesouro”, afirmou.
As contas anuais do governo, referentes ao exercício de 2024, estão sob relatoria do conselheiro Antonio Joaquim, que irá elaborar um parecer. Em seguida, o documento será votado em plenário do TCE. Depois, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa aprovam ou não as contas com base no parecer da Corte de Contas.
Notícias dos Poderes
Mesmo ameaçado, Nery não acreditava que seria morto após repercussão do caso Zampieri
A informação foi repassada pelos delegados Caio Albuquerque e Bruno Abreu na manhã desta segunda-feira (12)
12 de Maio de 2025 as 10h52Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções em Sinop
Uma grande operação foi mobilizada para combater as chamas; foram utilizados aproximadamente 10 mil litros de água
12 de Maio de 2025 as 10h47Mato Grosso tem 71 crianças disponíveis para adoção, maioria meninos com deficiência e adolescentes de 12 a 14 anos
Nenhuma das 14 crianças ou adolescentes adotados tinha deficiências quaisquer problemas de saúde
12 de Maio de 2025 as 09h05Caminhonete desgovernada mata cinco da mesma família durante pescaria em MT
12 de Maio de 2025 as 09h01Duas pessoas morrem em grave acidente na BR-163 entre Sinop e Sorriso
12 de Maio de 2025 as 08h47PF pede mais 60 dias para apurar esquema de venda de sentenças
Investigações miram uma rede de lobistas, desembargadores de Mato Grosso e ex-servidores do STJ
12 de Maio de 2025 as 07h32