Assistência social
Conselho Tutelar e CREAS realizam blitz noturna de orientação e combate ao trabalho infantil
Geral | 04 de Dezembro de 2024 as 14h 54min
Fonte: Assecom

Mais uma edição da blitz noturna de conscientização e combate ao trabalho infantil ocorreu na noite desta terça-feira (03). Equipes do Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) passaram por diversos estabelecimentos do município orientando os clientes e os proprietários.
Além de prestar orientações em todos os bares e restaurantes abertos ao longo do trajeto, a equipe também entregou para a população materiais educativos sobre a temática do trabalho infantil, destacando a necessidade de estar atento a esse tipo de violação de direitos.
Nesta ação,a união de forças entre o Conselho Tutelar e o CREAS, tem o objetivo de reforçar o compromisso social de todos os munícipes, em promover uma infância e adolescência harmoniosa, onde as crianças e adolescentes possam crescer e se desenvolver de forma digna, saudável e protegida, com todos os seus direitos fundamentais garantidos.
A conselheira tutelar, Débora Watanabe, participou da ação e destacou que o trabalho de fiscalização e atendimento às denúncias continuará durante o período de festividades de final de ano. “Foi muito proveitoso esse trabalho, porque durante a blitz percebemos que em muitos lugares as pessoas têm dúvidas em relação ao que pode, o que não pode, qual é a idade certa, ao que fazer quando alguma criança chega comercializando algo. Então, orientamos da melhor forma possível para que seja realizado esse trabalho com muito cuidado e que a população acione os órgãos competentes”, considerou.
Quando crianças e adolescentes são submetidas ao trabalho infantil, seus direitos fundamentais são violados, seja o direito à vida, saúde, educação, ao brincar, ao lazer, a formação profissional e a convivência familiar. Todas as formas de trabalho infantil são proibidas para menores de 16 anos de idade (Art. 7º, inciso XXXIII da Constituição Federal de 1988). A única exceção é a Aprendizagem Profissional, permitida a partir dos 14 anos.
O canal oficial para denuncias sobre situações de trabalho infantil é o Disque 100, mas a população também pode entrar em contato com o Conselho Tutelar, pelo telefone (66) 9984-8156.
Notícias dos Poderes
SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22Vice-prefeito articula com ministro novas UBSs para fortalecer rede da atenção primária de Sinop
17 de Setembro de 2025 as 15h47Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
17 de Setembro de 2025 as 15h27Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
17 de Setembro de 2025 as 15h09Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16