Assistência social
Conselho Tutelar e CREAS realizam blitz noturna de orientação e combate ao trabalho infantil
Geral | 04 de Dezembro de 2024 as 14h 54min
Fonte: Assecom

Mais uma edição da blitz noturna de conscientização e combate ao trabalho infantil ocorreu na noite desta terça-feira (03). Equipes do Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) passaram por diversos estabelecimentos do município orientando os clientes e os proprietários.
Além de prestar orientações em todos os bares e restaurantes abertos ao longo do trajeto, a equipe também entregou para a população materiais educativos sobre a temática do trabalho infantil, destacando a necessidade de estar atento a esse tipo de violação de direitos.
Nesta ação,a união de forças entre o Conselho Tutelar e o CREAS, tem o objetivo de reforçar o compromisso social de todos os munícipes, em promover uma infância e adolescência harmoniosa, onde as crianças e adolescentes possam crescer e se desenvolver de forma digna, saudável e protegida, com todos os seus direitos fundamentais garantidos.
A conselheira tutelar, Débora Watanabe, participou da ação e destacou que o trabalho de fiscalização e atendimento às denúncias continuará durante o período de festividades de final de ano. “Foi muito proveitoso esse trabalho, porque durante a blitz percebemos que em muitos lugares as pessoas têm dúvidas em relação ao que pode, o que não pode, qual é a idade certa, ao que fazer quando alguma criança chega comercializando algo. Então, orientamos da melhor forma possível para que seja realizado esse trabalho com muito cuidado e que a população acione os órgãos competentes”, considerou.
Quando crianças e adolescentes são submetidas ao trabalho infantil, seus direitos fundamentais são violados, seja o direito à vida, saúde, educação, ao brincar, ao lazer, a formação profissional e a convivência familiar. Todas as formas de trabalho infantil são proibidas para menores de 16 anos de idade (Art. 7º, inciso XXXIII da Constituição Federal de 1988). A única exceção é a Aprendizagem Profissional, permitida a partir dos 14 anos.
O canal oficial para denuncias sobre situações de trabalho infantil é o Disque 100, mas a população também pode entrar em contato com o Conselho Tutelar, pelo telefone (66) 9984-8156.
Notícias dos Poderes
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h14CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18